TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE SOB A ÓTICA DO ENFERMEIRO

Autores

  • Daniela de Freitas Pereira remeces1@mail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Maria de Lourdes Santana Castor de Sousa mail@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Maria do Rosário de Souza Oliveira mail@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Silvia Regina Ascimo de Matos mail@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Sandra Soares Romualdo mail@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba

DOI:

10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.39

Palavras-chave:

Enfermagem, Criança, Adolescente

Resumo

O  transtorno  de  déficit  de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado como uma desordem comportamental que surge no início da infância, podendo persistir até a idade adulta, sendo um problema crônico que afeta as funções cerebrais. 3% a 7% das crianças e adolescentes em idade escolar. Características: Inquietação, impulsividade e propensão a distração, prejudicando seriamente a qualidade de vida. Objetivo: Evidenciar as percepções e traçar cuidados para a atuação do enfermeiro sobre os portadores de TDAH. Material e Método: Estudo de revisão da literatura, artigos disponíveis nas bases de dados SCIELO. Resultados e Discussão: Compreende como causa a associação de fatores genéticos,  culturais ou ainda por lesões cerebrais.  Fatores ambientais, tais como: família numerosa, classe social baixa, uso de álcool e tabaco durante a gravidez, problemas gestacionais como estresse fetal, eclampsia, baixo peso ao nascer e má saúde materna. Para se obter o diagnóstico é recomendável a utilização de escalas de entrevistas (WISC – III ou WAIS – III). Averiguando o desempenho escolar, vida psicossocial e familiar, comorbidades psiquiátricas e revisão do histórico médico. O tratamento do TDAH necessita ser multimodal, isto é, uma associação de medicamentos, orientação de pais e professores, combinadas com técnicas especificas que são dirigidas ao portador. Na maioria dos casos, a medicação faz  parte  do  tratamento.  A  duração  do  tratamento  varia  entre  pacientes,  alguns  necessitam  da medicação por um longo período, para que haja a adaptação, já outros necessitam de no mínimo 1 ano, podendo se estender até a fase adulta. Conclusão: É de suma importância que o enfermeiro assuma um papel no tratamento do TDAH, sendo capacitado a identificar as dificuldades do portador do transtorno, auxiliando no sucesso do tratamento. Implicações para Enfermagem: Conhecer mais acerca desse transtorno,  garantindo  dessa  forma um diagnóstico precoce, desenvolvendo estratégias e planos de cuidados específicos, garantindo desta forma um tratamento eficaz.

Publicado

05-06-2019
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Como Citar

FREITAS PEREIRA, D. de .; SANTANA CASTOR DE SOUSA, M. de L. .; ROSÁRIO DE SOUZA OLIVEIRA, M. do; ASCIMO DE MATOS, S. R. .; SOARES ROMUALDO, S. . TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE SOB A ÓTICA DO ENFERMEIRO. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 39, 2019. DOI: 10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.39. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/224. Acesso em: 17 set. 2024.

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