EDUCAÇÃO PERMANENTE: PRODUZINDO PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL

Autores

  • Benicio Barbosa Rosa remeces1@mail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Cícera Renata Silva dos Santos Oliveira mail@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Gabriella Acioli Brilhante Chaves gabriellaacioli@hotmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Ilieza Sousa dos Santos mail@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Luiz Faustino dos Santos Maia mail@gmail.com
    Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba

DOI:

10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.26

Palavras-chave:

Educação, Saúde Mental, Educação em Saúde

Resumo

Educação permanente é o continuo uso do pensamento crítico na prática de trabalho, atenta as  atualizações  e  transmissão  de  conhecimento,  deve  ser  vista  como  uma  construção  diária com a parceria de todos os envolvidos e aprimorada por aqueles que a vivenciam. A partir da evolução psiquiátrica pela reforma sanitária no contexto da saúde mental, surgiu um grande desafio para educação permanente e também para as instituições de saúde. Nesse contexto, os profissionais que atuam nessas instituições depararam-se com a necessidade de melhoria no cuidar de pacientes de saúde mental, permitindo dessa forma as pessoas portadoras de transtorno mental tivessem seus direitos de cidadãos devolvidos, sendo inseridos novamente nas atividades e relações sociais, e isso só se faria possível com o cuidado adequado e humanizado. Objetivo: Descrever a importância da educação permanente entre profissionais terapeutas para a produção de boas práticas em saúde mental. Material e Método: Trata-se de um estado de revisão da literatura, por meio do qual, realizou-se um levantamento da produção cientifica  relacionada  à  “Educação  permanente  em  saúde  Mental”,  na  base  de  dados  de  SCIELO, referente ao período de 2016 e 2019. Foram utilizados os seguintes descritores: Educação, Saúde mental, Educação em saúde. As pesquisas selecionadas foram categorizadas conforme o enfoque temático, ano de publicação, cenário da pesquisa e metodologia abordada. Resultados e Discussão: É necessário que os profissionais que estão em contato com os pacientes estejam engajados e preparados psicologicamente. Com as atualizações dos estudos na tratativa deste setor da saúde. Assim é importante entender as particularidades e proporcionar um cuidado individualizado, onde o profissional saiba desenvolver expertises de cuidado de forma a estimular o paciente a desenvolver dentro da sua visão de mundo suas possibilidades e limitações pessoais. E com a tratativa adequada fazer com que o paciente seja o principal protagonista do próprio tratamento para que seja possível sua reintegração social, e este seja capaz de fazer escolhas e exercer seus direitos. Assim vemos o grande desafio que é a atualização dos profissionais da área, que em alguns estudos relatam a falta de estímulos por suas instituições de aprofundarem em estudos  específicos  da  área.  Conclusão:  Diante  desse  contexto,  cabe  ao  enfermeiro  que  atua  em unidades que atendem pessoas portadoras de transtornos mentais, desenvolveu uma escuta terapêutica, contextualizando os conceitos teóricos dentro da realidade pratica encontrada. Buscando cada vez mais se apropriar dos preceitos da reforma psiquiátrica, afim de prestar uma assistência individualizada e integral para cada cliente, sempre buscando a promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Publicado

05-06-2019
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Como Citar

BARBOSA ROSA, B. .; SILVA DOS SANTOS OLIVEIRA, C. R. .; ACIOLI BRILHANTE CHAVES, G. .; SOUSA DOS SANTOS, I.; SANTOS MAIA, L. F. dos . EDUCAÇÃO PERMANENTE: PRODUZINDO PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 26, 2019. DOI: 10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.26. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/211. Acesso em: 16 jan. 2025.

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