O PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL

Autores

  • Amanda da Silva Gomes Correia remeces1@mail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Carlos Eduardo da Silva Lima carloseslima@hotmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Flavia Dias Lobas mail@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Janaina Freire da Silva mail@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Paulo Brendo da Silva Lima mail@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Luiz Faustino dos Santos Maia mail@gmail.com
    Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba

DOI:

10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.36

Palavras-chave:

Educação Permanente, Enfermagem, Saúde Mental

Resumo

O  número  de  pessoas  que  sofrem  de  transtornos  mentais  vem  sendo  alarmante, perturbações  mentais e/ou neurológicas, problemas psicológicos, além do sofrimento e ausência de cuidados, essas pessoas vivenciam a vergonha, a exclusão e, com muita frequência, a morte. De todos os males vivenciados pelo ser humano, a loucura, a doença mental e o sofrimento psíquico e emocional atingem indistintamente pessoas de qualquer nacionalidade, raça, classe social e religião. Como forma de tratar ou amenizar os agravos desenvolvidos pela doença mental, a Estratégia Saúde da Família se conceitua como de grande importância na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação destes agravos, sendo o profissional enfermeiro aquele que tem o maior vínculo emocional com o cliente. No primeiro contato com o cliente o enfermeiro é capaz de conhecer a história atual e estar ciente dos problemas relacionados ao sofrimento psíquico, pode realizar o acolhimento e sensibilização, pelo confronto dos problemas relatados pelo mesmo. O enfermeiro, nesta área, tende a ter habilidade específica  e  encaminhamentos  multidisciplinares. Identificando as atividades desenvolvidas por estes profissionais no atendimento destes clientes, bem como as estratégias de cuidados básicos de enfermagem aplicados a eles. Objetivo: Descrever sobre a educação permanente no contexto da saúde mental. Material e Método: Estudo de revisão da literatura, os artigos selecionados estavam disponíveis na base dados eletrônicos SCIELO, em língua portuguesa e disponibilizados na íntegra; publicados entre 2014  e  2019,  totalizando  8  artigos.  Resultados  e  Discussão:  Um  dos  pontos  primordiais  para  uma educação permanente começa com a quebra de preconceitos quanto as reflexões coletivas e das práticas de saúde, o profissional de saúde contribuirá com a criação de redes que possibilitem mudanças nas ações  de  gestões,  cuidados,  e  produções  de  estratégias  políticas  públicas  de  saúde.  O  papel  do enfermeiro não está ligado somente ao tratamento respectivo da doença, mas também possui um pesar de  educação  preventiva,  informação  e  reinserção  social.  Portanto,  a  importância  da intervenção da enfermagem, enquanto estratégia baseada na recuperação e estabilização do cliente é de suma importância, principalmente em momentos de maior fragilidade, isto quando o cliente busca ajuda necessitando ser acolhido e tratado adequadamente. Para a superação dessa realidade, o ensino, além de garantir uma habilidade técnica, deve voltar-se para formação de enfermeiros críticos preocupados com as necessidades da população. Para atuar na saúde mental é fundamental o saber e dispor-se de novos conhecimentos, uma vez que o trabalho é multidisciplinar, devendo competir a todos a atenção ao cliente. Conclusão: A educação permanente requer superações e adequações de multiprofissionais na atenção primária, secundaria e terciaria, o profissional de saúde terá o papel fundamental na promoção de saúde, tratamentos e planejamento de alta. O enfermeiro necessita ter um amplo conhecimento das ações e dimensões das variadas doenças mentais que acometem a população, ajudando o a prestar uma assistência adequada aos portadores de distúrbios mentais.

Publicado

05-06-2019
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

SILVA GOMES CORREIA, A. da .; SILVA LIMA, C. E. da .; DIAS LOBAS, F. .; FREIRE DA SILVA, J.; SILVA LIMA, P. B. da .; SANTOS MAIA, L. F. dos . O PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 36, 2019. DOI: 10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.36. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/221. Acesso em: 16 set. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.