ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR: CONFECÇÃO DE MODELOS ANATÔMICOS E CITOLÓGICOS PARA EXPOSIÇÃO NA SEMANA DA SAÚDE
DOI:
10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.84Palavras-chave:
Ensino, Aprimoramento, Conhecimento, AprendizagemResumo
Anatomia é uma disciplina discriminada pela maioria dos discentes que iniciam qualquer curso na área da saúde. Na maioria das vezes, torna-se uma barreira que impede a continuidade no curso escolhido, e essa barreira é criada pelo próprio discente, justamente por um pré-conceito limitante que à mesma é inacessível ou “difícil”, como eles mesmos rotulam, sendo que no preparo inicial, ensino fundamental e médio, para uma vida acadêmica posterior ministra-se noções básicas e ilustrativas do corpo humano e organismos vivos. Esta resistência mostrou-se frágil ao propor que grupos de alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Radiologia, sob orientação multidisciplinar docente, que usassem a criatividade, recursos e materiais diversos para confecção de modelos anatômicos de órgãos e células pré-determinadas destes respectivos modelos e que foram expostos em um evento acadêmico, motivou e incentivou a pesquisa, leitura e interesse no tema sorteado e designado a cada grupo. O objetivo principal era introduzir os métodos científicos de pesquisa acadêmica orientada, e o específico a familiarização do discente aos diversos sistemas e células que compõe a estrutura corpórea animal e humana, a associação do conhecimento anatômico e citológico nas disciplinas ministradas no curso escolhido por ele, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, as orientações multidisciplinar, mediante aulas teórico práticas, estimulação da criatividade particular de cada grupo, utilizando materiais diversos, e inusitados, para confecção dos diversos modelos em 3D dos órgãos e células designadas a eles, como massa para biscuit, conduítes elétricos e até um encéfalo de pasta americana (comestível) regado com calda de morango ou groselha, com uma semelhança impar ao original com sangue. Isso despertou ânimo, curiosidade e contextualização com o curso ao qual o discente pertencia, estes mostraram um entusiasmo e dedicação acima até das expectativas iniciais, uma satisfação na realização da proposta e execução do projeto que foi notória, e despertou uma intimidade e afinidade com a disciplina, e uma busca e aprimoramento do conhecimento específico e geral. O projeto foi executado com sucesso inesperado, motivando a extensão da proposta para os outros períodos acadêmicos, em eventos que serão realizados posteriormente, com uma exposição cientifica de qualidade, pois além do modelo anatômico e citológico confeccionado, havia um informativo do material exposto, que despertou aos visitantes do evento e palestrantes, interesses diversos, releitura e reciclagem de conhecimento técnico e acadêmico. Todo empenho docente e discente foi uma experiência positiva à iniciação científica e incentivo à pesquisa, multidisciplinar e interdisciplinar acadêmica e profissional, além de despertar um interesse maior na fisiologia sistêmica e celular.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0