Atividade coletiva na atenção primária à saúde aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis: relato de experiência
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Educação em SaúdeResumo
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de mortes no mundo e têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida com alto grau de limitação nas atividades de trabalho e de lazer, além de impactos econômicos para as famílias, comunidades e para a sociedade em geral, agravando as iniquidades e aumentando a pobreza. As doenças do aparelho circulatório em 2019 tiveram o maior índice de óbito dentre as DCNT, resultando em 364.132mil óbitos no Brasil. Apesar do rápido crescimento das DCNT, seu impacto pode ser revertido por meio de intervenções amplas e custoefetivas de promoção de saúde para redução de seus fatores de risco, além de melhoria da atenção à saúde, detecção precoce e tratamento oportuno. Destarte, a promoção de saúde é parte inerente da atividade dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, cujas abordagens podem ser focadas de modo individual ou coletivas, direcionadas ou ampliadas, promovendo mudanças comportamentais e hábitos saudáveis atuando diretamente nos determinantes sociais da saúde. Objetivo: Descrever a experiência do grupo de atividade coletiva da equipe verde da ESF Jardim Rodrigo, com ênfase na prevenção de complicações causadas pelas DCNT.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.