Grupo de meninas como estratégia de prevenção e promoção em saúde mental na atenção primária à saúde: um relato de experiência

Autores

  • Camila Casé da Costa camilacase.psi@gmail.com
    USF Wanel Ville
  • Flaviana Lúcia Regina de Oliveira Madureira flavianamadureirashalom@gmail.com
    USF Wanel Ville

Palavras-chave:

Acolhimento, Adolescência, Prevenção, Promoção à Saúde

Resumo

Introdução: A adolescência abrange o período entre os 10 e os 19 anos. Trata-se de um momento singular na vida, repleto de mudanças e adaptações, que podem deixá-los vulneráveis a algum nível de sofrimento. Nessa fase, podem ser vulneráveis à violência, acidentes, negligência, desproteção, abandono afetivo-social, moradia inadequada, exclusão social, questões relativas à sexualidade, dificuldade no acesso à cultura, educação e a serviços de saúde. Ações coletivas de prevenção e promoção em saúde mental, como os grupos terapêuticos, tornam possível a compreensão ampliada do sofrimento, ao invés de entendê-lo como demanda individual. Tendo em vista a necessidade apresentada por adolescentes do gênero feminino e a semelhança na queixa entre elas notada na USF Wanel Ville, criou-se como estratégia um grupo voltado para esse público, visando não só proporcionar um espaço de escuta, trocas e acolhimento, como também de prevenção a outros agravos. Objetivo: Proporcionar um espaço seguro e confiável para trabalhar, de maneira conjunta, a prevenção e a promoção de saúde mental com adolescentes de 12 a 14 anos por meio do Grupo de Meninas.

Publicado

27-02-2025
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

COSTA, C. C. da .; MADUREIRA, F. L. R. de O. . Grupo de meninas como estratégia de prevenção e promoção em saúde mental na atenção primária à saúde: um relato de experiência. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 46, 2025. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1891. Acesso em: 4 abr. 2025.