Reativação do grupo de tabagismo associado ao uso de auriculoterapia como prática complementar integrativa por residentes de medicina da família e comunidade da Prefeitura Municipal de Sorocaba
Palavras-chave:
Auriculoterapia, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, SUS, TabagismoResumo
Introdução: No Brasil, o tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias. Na Atenção Primária à Saúde (APS), estratégias eficazes para cessação do tabagismo são essenciais. No país, a APS está estruturada para fornecer cuidados contínuos e integrais, sendo um ambiente ideal para intervenções que promovem hábitos de vida saudáveis e a prevenção de doenças relacionadas ao tabaco, por isso, os grupos de apoio proporcionam um espaço colaborativo e acolhedor, onde os participantes compartilham experiências e recebem suporte psicológico e motivacional, aumentando a eficácia da cessação. A utilização de terapias complementares na APS tem crescido e a auriculoterapia surge como adjuvante no tratamento do tabagismo, sendo de baixo custo, fácil aplicação e reconhecimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como Prática Integrativa e Complementar. Objetivo: Descrever a reativação do grupo de tabagismo associado ao uso de auriculoterapia como prática complementar integrativa pelos residentes de Medicina de Família e Comunidade (MFC) de uma USF do município de Sorocaba.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.