Os sete comportamentos do autocuidado no diabetes mellitus: uma abordagem em grupos de educação continuada na atenção básica

Autores

  • Aline Andrade Godoy aline.godoy@sorocaba.sp.gov.br
    USF Wanel Ville
  • Marina Carrara marina.carrara@sorocaba.sp.gov.br
    USF Wanel Ville
  • Jadon Macedo farma.jadon@gmail.com
    USF Wanel Ville
  • Fábio dos Santos Andrade fabioandrade55@gmail.com
    USF Wanel Ville

Palavras-chave:

Autocuidado, Diabete Mellitus, Educação Continuada, Enfermagem

Resumo

Introdução: Aproximadamente 20 milhões de pessoas são acometidas por Diabetes Mellitus (DM) no país, representando 10,5% da população brasileira. Quase 30 milhões de atendimentos devido a DM foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país em 2023. A pandemia de COVID-19 contribuiu para o aumento no número de atendimentos relacionados ao DM, uma vez que durante o isolamento, as pessoas ficaram mais sedentárias e passaram a desenvolver hábitos alimentares menos saudáveis, proporcionados pelo consumo de alimentos ultraprocessados, com consequente aumento na incidência de sobrepeso e obesidade, resultando na evolução da doença. A Associação Americana de Educadores em Diabetes (AAED) aponta os sete comportamentos do autocuidado como um método eficaz de educação no autogerenciamento do DM. Objetivo: Incentivar o autocuidado para um aumento da qualidade de vida dos participantes e familiares de uma USF e redução de possíveis complicações decorrentes da doença.

Publicado

27-02-2025
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

GODOY, A. A. .; CARRARA, M.; MACEDO, J.; ANDRADE, F. dos S. . Os sete comportamentos do autocuidado no diabetes mellitus: uma abordagem em grupos de educação continuada na atenção básica . Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 32, 2025. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1877. Acesso em: 4 abr. 2025.