A experiência na formação médica voltada para a atenção primária à saúde: um enfoque nas práticas de integração comunitária
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Diretrizes Curriculares Nacionais, Medicina, Promoção à SaúdeResumo
Introdução: As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2014 para os cursos de medicina foram implementadas, com ênfase no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e na valorização das potencialidades do campo da saúde coletiva. O alinhamento entre as novas DCN de 2014 e o arcabouço conceitual da saúde coletiva subsidiou a oferta das disciplinas de Interação Comunitária I, II e III, nos 1°, 2° e 3° anos, respectivamente no âmbito da Faculdade de Medicina da Universidade Paulista (UNIP). Na disciplina de Interação Comunitária (IC) 1, os alunos aprendem de forma integrada os conceitos e os determinantes sociais do processo saúde-doença. Na disciplina IC2, os alunos aprendem de forma integrada os conceitos e métodos da vigilância em saúde, com ênfase nas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e na promoção da saúde. Já, na disciplina IC3, os alunos praticam a anamnese e o exame físico em pacientes reais, tanto em situações de normalidade quanto em alterações patológicas do estado geral, com ênfase nas doenças crônicas que afetam diversos órgãos e sistemas Objetivo: Analisar a trajetória de formação de médicos para a APS nas 1ª, 2ª e 3ª séries do curso de medicina na cidade de Sorocaba.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.