Acolhimento em grupo da demanda de saúde mental na atenção básica: uma estratégia para os casos de depressão e ansiedade
Palavras-chave:
Acolhimento, Atenção Primária à Saúde, Depressão, Saúde MentalResumo
Introdução: A depressão é um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral. A prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5% e na rede de atenção primária de saúde é 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico. Há evidências que o sofrimento mental tem um impacto significativo em alguns dos mais recorrentes agravos à saúde. Estima-se que um terço das mulheres passará, por pelo menos um episódio de depressão durante a vida, com prevalência no climatério. A Atenção Primária à Saúde (APS) visa possibilitar o primeiro acesso das pessoas ao sistema de saúde, inclusive daquelas que demandam um cuidado em saúde mental. Considerando o índice de absenteísmo em consultas individuais, a estratégia de acolher em grupo otimiza as vagas e diminui o tempo de espera do usuário para o primeiro atendimento. Objetivo: Dar acesso ao primeiro atendimento em saúde mental, para conhecimento das demandas de cada caso, assim como a gravidade e necessidade de encaminhamento para outros serviços especializados, ofertar atendimento individual ou em grupo terapêutico na UBS.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.