Acolhimento em grupo da demanda de saúde mental na atenção básica: uma estratégia para os casos de depressão e ansiedade

Autores

  • Daniele Fogaça Moreno Gaidukas dmoreno@sorocaba.sp.gov.br
    UBS Wanel Ville
  • Marilene de Almeida Oliveira psico.marilene@gmail.com
    UBS Wanel Ville

Palavras-chave:

Acolhimento, Atenção Primária à Saúde, Depressão, Saúde Mental

Resumo

Introdução: A depressão é um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral. A prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5% e na rede de atenção primária de saúde é 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico. Há evidências que o sofrimento mental tem um impacto significativo em alguns dos mais recorrentes agravos à saúde. Estima-se que um terço das mulheres passará, por pelo menos um episódio de depressão durante a vida, com prevalência no climatério. A Atenção Primária à Saúde (APS) visa possibilitar o primeiro acesso das pessoas ao sistema de saúde, inclusive daquelas que demandam um cuidado em saúde mental. Considerando o índice de absenteísmo em consultas individuais, a estratégia de acolher em grupo otimiza as vagas e diminui o tempo de espera do usuário para o primeiro atendimento. Objetivo: Dar acesso ao primeiro atendimento em saúde mental, para conhecimento das demandas de cada caso, assim como a gravidade e necessidade de encaminhamento para outros serviços especializados, ofertar atendimento individual ou em grupo terapêutico na UBS.

Publicado

27-02-2025
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

GAIDUKAS, D. F. M. .; OLIVEIRA, M. de A. . Acolhimento em grupo da demanda de saúde mental na atenção básica: uma estratégia para os casos de depressão e ansiedade. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 23, 2025. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1868. Acesso em: 4 abr. 2025.