Grupo de acolhimento infantil em saúde mental na atenção primária: um relato de experiência
Palavras-chave:
Acolhimento, Atenção Primária à Saúde, Desenvolvimento Infantil, Transtorno do Déficit de Atenção com HiperatividadeResumo
Introdução: O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e contínuo, no qual podem surgir atrasos no neurodesenvolvimento, impactando a socialização, o brincar e as relações familiares. A escola, como ambiente onde a criança passa grande parte do tempo, desempenha um papel crucial na percepção dessas mudanças. Conhecendo os marcos do desenvolvimento sensorial e motor, comunicação, cognição e socioemocional, os profissionais escolares podem identificar sinais de defasagem e encaminhar a criança para avaliação na Unidade Básica de Saúde (UBS). A neuroplasticidade reforça a importância de estímulos adequados no desenvolvimento integral da criança. De acordo com a caderneta da criança, o acompanhamento regular na UBS é um direito fundamental. Objetivo: Analisar a eficácia e os desafios do grupo de acolhimento infantil em saúde mental na atenção primária à saúde.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.