Letramento em saúde: intervenção educativa sobre hipertensão arterial sistêmica

Autores

  • Rayane Cristine de Araújo Rocha rayane.carocha@ufpe.br
    UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria do Socorro Claudino Barreiro socorro.claudino@ufpe.br
    UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Analucia de Lucena Torres analu.23.torres@hotmail.com
    UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Hipertensão Arterial Sistêmica, Letramento em Saúde, Saúde da Família, Enfermagem na Saúde Comunitária

Resumo

A Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível (DCNT), caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg, de etiologia multifatorial. Durante uma visita acadêmica, foi observado pelos estudantes um quadro de incapacitação funcional e manuseamento ineficaz do cuidado e controle da HAS pelos usuários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade do Recife, relacionado a continuidade do tratamento medicamentoso diário, consultas clínicas específicas e hábitos de vida mais saudáveis. Logo, tornou-se relevante a adesão de um método didático em saúde como uma proposta educativa.

Publicado

27-12-2024
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Como Citar

ROCHA, R. C. de A. .; BARREIRO, M. do S. C. .; TORRES, A. de L. . Letramento em saúde: intervenção educativa sobre hipertensão arterial sistêmica. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 82, 2024. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1809. Acesso em: 16 abr. 2025.