Impactos da negligência familiar na aceitação da criança autista: opinião docente

Autores

  • Lívia Rabelo de Carvalho Brandão liviarcbrandao@gmail.com
    PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas
  • Victoria Alline Vincoleto da Silva victoriaallinevincoleto@gmail.com
    PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas
  • Luciana Jerônimo de Almeida Silva lucianajsilva@pucpcaldas.br
    PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas

Palavras-chave:

Família, Transtorno do Espectro Autista, Instituições Acadêmicas

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades nas habilidades de interação social, comunicação e do neurodesenvolvimento. Sabe-se que o TEA é frequentemente estigmatizado pela sociedade, o que gera preconceitos e isolamento social, afetando profundamente a relação entre a criança autista e sua família, que, muitas vezes, sente-se impotente diante dessa situação. A falta de aceitação do diagnóstico por parte dos pais, assim como a negligência em relação a um tratamento adequado, compromete a qualidade das relações familiares, dificultando a promoção de uma vida digna para a criança. Esse contexto impacta, ainda, na sua interação em outros espaços, como o ambiente escolar, essencial para o desenvolvimento social e cognitivo infantil.

Publicado

27-12-2024
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Como Citar

BRANDÃO, L. R. de C. .; SILVA, V. A. V. da .; SILVA, L. J. de A. . Impactos da negligência familiar na aceitação da criança autista: opinião docente. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 56, 2024. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1783. Acesso em: 16 abr. 2025.