Ações do enfermeiro no atendimento à mulher vítima de violência

Autores

  • Francisco Fagner Ferreira de Sousa fagner08ferreira11sousa09@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Elcio Lucas da Silva Santos elciolucas11@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Samara Maria Ferreira dos Santos samara24004@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Martinha Araújo de Matos martinha.araujo2012@hotmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Luana Cristina da Silva luanacristinaa58@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br
    Instituto Enfservic, Faculdade Estácio de Carapicuíba, Centro Universitário Estácio de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-6551-2678

Palavras-chave:

Enfermagem, Violência, Mulher, Assistência

Resumo

A violência ao ser humano é considerada e conhecida como um grave problema social de preocupação crescente na vida da maioria das pessoas, em todas as idades, ainda mais quando se trata da violência contra a mulher sem distinção de cor, raça, cultura, credo e classe social. A violência contra a mulher compreende a um amplo leque de agressões, como: de caráter físico, psicológico, sexual e patrimonial, essa forma de violência foi caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), problema global de saúde pública. São poucos os profissionais que encaram como algo que merece atenção, sendo que frente a violência contra a mulher o enfermeiro por sua vez tem um papel crucial e de suma importância, devido ao profissional manter o contato direto e mais próximo com as vítimas, identificando as primeiras evidências da violência vivenciada pela mulher.

Publicado

27-12-2024
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SOUSA, F. F. F. de .; SANTOS, E. L. da S. .; SANTOS, S. M. F. dos .; MATOS, M. A. de .; SILVA, L. C. da .; MAIA, L. F. dos S. Ações do enfermeiro no atendimento à mulher vítima de violência. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 29, 2024. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1756. Acesso em: 16 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.