Ações do enfermeiro na humanização ao paciente em cuidados paliativos

Autores

  • Elcio Lucas da Silva Santos elciolucas11@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Samara Maria Ferreira dos Santos samara24004@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Martinha Araújo de Matos martinha.araujo2012@hotmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Luana Cristina da Silva luanacristinaa58@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Francisco Fagner Ferreira de Sousa fagner08ferreira11sousa09@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br
    Instituto Enfservic, Faculdade Estácio de Carapicuíba, Centro Universitário Estácio de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-6551-2678

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados Paliativos, Humanização

Resumo

Os cuidados paliativos, na atualidade reconhecidos como uma questão de direitos humanos, representam uma abordagem integral, focada no paciente, durante a etapa avançada de uma doença. Essa abordagem visa o alívio da dor e a redução do sofrimento em seus aspectos físico, psicológico e espiritual, além de oferecer suporte à família. Assim, é fundamental que esses cuidados incluam serviços que atendam às demandas psicológicas, sociais e espirituais dos pacientes. No Brasil, as principais mudanças relacionadas à paliação desde a década de 1990 e tem sido observada no contexto da saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS), enfatiza que o objetivo do cuidado paliativo está relacionado à melhoria da qualidade de vida, ajudando na dor e no sofrimento, tomando medidas de conforto e aproximando mente, espírito e corpo que permite a compreensão da finitude da vida.

Publicado

27-12-2024
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SANTOS, E. L. da S. .; SANTOS, S. M. F. dos .; MATOS, M. A. de .; SILVA, L. C. da .; SOUSA, F. F. F. de .; MAIA, L. F. dos S. Ações do enfermeiro na humanização ao paciente em cuidados paliativos. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 17, 2024. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1744. Acesso em: 16 abr. 2025.