Avaliação do indicador de desempenho da atenção primária à saúde (Previne Brasil) referente ao rastreio de câncer de colo de útero de uma área programática do município do Rio de Janeiro

Autores

  • Carolina Feitoza da Silva Ramos carolfsramos@gmail.com
    Enfermeira
  • Eliane da Conceição Lourenço ellourenco63@gmail.com
    Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Neoplasias do Colo do Útero, Teste de Papanicolaou

Resumo

No Brasil, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o modelo prioritário de estruturação da Atenção Primária à Saúde (APS), sendo considerada a principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na conjuntura da APS, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são fundamentais para realizar o atendimento ambulatorial de prevenção de doenças e promoção de saúde às mulheres e pessoas com útero. Um dos fundamentos do serviço para esse público é a coleta da citologia cervical para o rastreio de câncer de colo de útero. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou, para o ano de 2023, 17.010 novos casos, representando uma incidência de 13,25 casos para cada 100 mil mulheres.

Publicado

28-07-2024
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

RAMOS, C. F. da S. .; LOURENÇO, E. da C. . Avaliação do indicador de desempenho da atenção primária à saúde (Previne Brasil) referente ao rastreio de câncer de colo de útero de uma área programática do município do Rio de Janeiro. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 53, 2024. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1621. Acesso em: 4 abr. 2025.