Estudo da qualidade de vida de pacientes renais crônicos em tratamento conservador atendidos no ambulatório de nefrologia de um hospital universitário do Amazonas

Autores

  • Cristiane Pereira de Souza souza.cristiane@unifesp.br
    UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
  • Angélica Gonçalves da Silva Belasco abelasco@unifesp.br
    UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Doença Renal Crônica, Qualidade de Vida, Tratamento Conservador

Resumo

A doença renal crônica (DRC) resulta da perda parcial ou total da função excretora dos rins e consequentemente exigirá tratamento conservador, dialítico ou transplante renal. Após instalada, a DRC, pode gerar inúmeros comprometimentos à saúde e à qualidade de vida (QV) dos pacientes. A QV é representada por ampla dimensionalidade que envolvem aspectos físicos, psicológicos, sociais e ambientais, dentre outros. Objetivo: Avaliar a QV dos pacientes com DRC submetidos a tratamento conservador e que são atendidos no ambulatório de nefrologia de um hospital universitário do Amazonas.

Publicado

30-12-2023
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SOUZA, C. P. de .; BELASCO, A. G. da S. . Estudo da qualidade de vida de pacientes renais crônicos em tratamento conservador atendidos no ambulatório de nefrologia de um hospital universitário do Amazonas. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 75, 2023. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1488. Acesso em: 4 abr. 2025.