Competências do enfermeiro na assistência de enfermagem à mulher com indicativo de depressão pós-parto

Autores

  • Priscila Bosco Chiarello priscila.boschi@gmail.com
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Debora Alves da Silva dalvesenf@gmail.com
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Lucia Aparecida Ferreira lap2ferreira@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Enfermeiros, Enfermeiras, Atenção Primária à Saúde, Depressão Pós-parto, Competência Profissional, Cuidados de Enfermagem

Resumo

A Depressão pós-parto é um problema de saúde pública, acometendo a mulher até seis semanas após o parto.  Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz concluiu que aproximadamente 26% das mães brasileiras apresentam transtornos mentais, representando um problema de saúde pública. Apresenta como principais sintomas: melancolia, desmotivação, desinteresse em lidar com as rotinas da vida, e desespero. A doença pode acometer não somente o bem-estar da mãe, mas também o desenvolvimento do bebê. É uma condição de difícil diagnóstico e subdiagnosticada pelos profissionais de saúde.

Publicado

30-12-2023
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

CHIARELLO, P. B. .; SILVA, D. A. da .; FERREIRA, L. A. . Competências do enfermeiro na assistência de enfermagem à mulher com indicativo de depressão pós-parto. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 16, 2023. Disponível em: https://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1429. Acesso em: 4 abr. 2025.