DESAFIOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM AO ATENDIMENTO DOMICILIAR NA PANDEMIA
Palavras-chave:
Enfermagem, Visita domiciliar, Covid-19Resumo
A atuação do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde (APS) vem se constituindo como um instrumento de mudanças nas práticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), respondendo à proposta do novo modelo assistencial que está centrado na integralidade do cuidado, na intervenção frente aos fatores de risco, na prevenção e na promoção da saúde. Assim, sabe-se que o atendimento domiciliar tem seus requisitos básicos para que o usuário receba os cuidados prestados pelas equipes. Dessa forma, diante do atual cenário de pandemia e das restrições que há nesse período, as visitas domiciliares acabaram por ser prejudicadas, uma vez que entrando na casa da pessoa para realizar o atendimento, expõe tanto os usuários quanto o profissional de saúde. Objetivo: Identificar os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem na assistência ao paciente que se enquadra no perfil de atenção domiciliar durante a pandemia. Material e Método: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido pelas enfermeiras residentes em Saúde da Família e Comunidade no período de março a maio/2021, com uma equipe de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Iguatu-CE. Desde março/2020, as visitas domiciliares foram suspensas e substituídas por teleconsulta. Todas as observações realizadas foram registradas e analisadas, junto à equipe multiprofissional, de forma a pensar estratégias para amenizar o prejuízo ocasionado a esses pacientes que precisam desse acompanhamento. Resultados e Discussão: No território da ESF em questão, há 1991 pessoas distribuídas em 719 famílias, havendo nestas, um quantitativo de 294 idosos, cinco usuários acamados e 20 pessoas sendo acompanhadas em domicílio. De março/2020 a junho/2021, as visitas domiciliares estavam suspensas, ficando os usuários sem o serviço que lhes deve ser ofertado, ferindo assim o princípio da equidade. Os principais desafios elencados devido à suspensão das visitas domiciliares foram a quebra do vínculo com a equipe, falta de comunicação com o cuidador, descontinuidade da assistência e dificuldade no acesso e na utilização de tecnologias de comunicação. Cabe à Equipe de Saúde da Família se reinventar para que, juntos, consigam elaborar uma solução, garantindo uma assistência de qualidade ao usuário. Conclusão: Dentro de um cenário de pandemia é necessário reinventar-se para atender a demanda populacional, dessa forma, a teleconsulta se tornou amplamente utilizada na rotina de pacientes que necessitam de visita domiciliar, procurando manter o vínculo anteriormente estabelecido, buscando sanar suas necessidades com base nas demandas que podem ser atendidas pelo meio digital. Implicações para a Enfermagem: Sabendo que as visitas domiciliares são uma rotina da ESF e naquele momento não estavam recomendadas tais ações, isso faz com que o enfermeiro desenvolva habilidades para atingir todos aqueles que necessitam de cuidado de modo integral e equânime.
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