PREVENÇÃO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM ADOLESCENTES - GAME CARDIO

Autores

  • Vitória Rodrigues Chagas vitoria.rodrigues.chagas@gmail.com
  • Ingrid Kelly Morais Oliveira ingridkelly17.ik@gmail.com
  • Kairo Cardoso da Frota kairo.enfer@gmail.com
  • Keila Maria de Azevedo Ponte Marques keilinhaponte@hotmail.com

Palavras-chave:

Hipertensão Arterial Sistêmica, Adolescente, Promoção da Saúde

Resumo

Nos dias atuais, os hábitos de vida dos adolescentes podem favorecer o desenvolvimento de fatores de risco que contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares (DCV), dentre as quais se destaca a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Nesse contexto, entende-se que as práticas educativas com vistas à promoção à saúde e à prevenção de cardiopatias devem ser incentivadas ao público juvenil, o que favorece, a longo prazo, a adoção de práticas de vida saudável e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. Objetivo: Descrever a elaboração de uma tecnologia educacional (TE) para a prevenção de HAS em adolescentes, denominada Game Cardio. Material e Método: Estudo metodológico acerca da elaboração da TE Game Cardio desenvolvida por discentes da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em maio de 2021. O Game Cardio trata-se de um jogo virtual desenvolvimento através da ferramenta Google Forms. Resultados e Discussão: Levando em consideração o novo contexto pandêmico e o isolamento do convívio social, o Game Cardio configura-se como uma TE virtual a qual permite sensibilizar o público adolescente acerca da prevenção da HAS. A partir da ferramenta Google Forms foram elaboradas 10 perguntas do tipo múltipla escolha, subjetivas ou de julgamento de assertivas em verdadeiro ou falso, contendo imagens personalizada conforme a pergunta, quando se trata da alimentação são apresentadas imagens com alimentos saudáveis e não saudáveis. Vídeos anexados do Youtube que explicam as respostas. As perguntas abordam os conhecimentos a respeito dos fatores de riscos e sinais característico da HAS, também sobre hábitos de vida saudáveis e não saudáveis afim levar o adolescente a refletir sobre os seus próprios hábitos. Ao final da partida há a opção de o jogador ver a pontuação e os feedbacks que contêm informações do assunto tratado na sessão, expondo o tema através das respostas do jogador, seja ela correta ou não, promovendo uma reflexão sobre os hábitos de vida deste, além da educação em saúde sobre a temática. Conclusão: O desenvolvimento de TE torna-se essencial no contexto pandêmico atual, onde há dificuldades para realização de promoção à saúde à população. Através do Game Cardio espera-se que os adolescentes sejam  estimulados a represar seu estilo de vida, sendo impulsionados  a serem  protagonistas  no autocuidado, mitigando riscos futuros à saúde cardiovascular. Implicações para Enfermagem: A enfermagem, enquanto ciência que cuida desde a prevenção até a reabilitação cardiovascular, deve subsidiar-se de TE para a adoção de práticas educativas lúdicas e de fácil compreensão dos adolescentes.  O  jogo  desenvolvido, dentre  outros  benefícios, fornece dinamicidade para tratar da prevenção de HAS precocemente em qualquer contexto de saúde.

Publicado

09-12-2021
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Como Citar

RODRIGUES CHAGAS, V. .; MORAIS OLIVEIRA, I. K. .; CARDOSO DA FROTA, K. .; AZEVEDO PONTE MARQUES, K. M. de . PREVENÇÃO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM ADOLESCENTES - GAME CARDIO. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 119, 2021. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/771. Acesso em: 6 jul. 2022.