TECNOLOGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS PELOS ENFERMEIROS/AS NO PRÉ-NATAL: REVISÃO NARRATIVA
Palavras-chave:
Cuidado Pré-natal, Estudo de Validação, Enfermeiras e EnfermeirosResumo
O acompanhamento pré-natal constitui um momento oportuno para identificar, tratar ou controlar doenças do binômio mãe-filho; prevenir complicações na gravidez e no parto; e promover bom desenvolvimento fetal. Desse modo, a utilização das tecnologias educativas pelos/as enfermeiros/as durante o pré-natal é de suma importância, pois auxiliará as atividades educativas em saúde, visando a construção do conhecimento, a integralidade e humanização da assistência. Objetivo: Identificar, mediante a literatura científica, as tecnologias educativas utilizadas pelos enfermeiros/as durante o pré- natal. Material e Método: Trata-se de revisão narrativa da literatura. O levantamento bibliográfico ocorreu no período de setembro de 2021, por dois pesquisadores nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE) e na Base de Dados de Enfermagem (BDENF) indexadas ao portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizou-se a seguinte estratégia de busca: “Cuidado Pré-natal” AND “Estudo de Validação” AND “Enfermeiras e Enfermeiros”. Adotaram-se os seguintes filtros: artigos gratuitos e disponíveis para leitura na íntegra; nos idiomas português, inglês ou espanhol e sem recorte temporal de publicação. Logo após, aplicou-se como critério de inclusão, os artigos que versassem sobre a temática em estudo. Os duplicados nas bases foram excluídos. Após leitura na íntegra, obteve- se 14 artigos para amostra final. Resultados e Discussão: Mediante análise dos estudos, percebeu-se que as tecnologias educativas em saúde são amplamente utilizadas pelos/as enfermeiros/as durante o pré-natal, com o intuito de abordar e discutir diversos assuntos inerentes ao ciclo gravídico-puerperal. Verificou-se em dez estudos que os/as enfermeiros/as são os principais profissionais responsáveis pela utilização dessas tecnologias no desenvolvimento de práticas educativas em saúde durante a atenção pré-natal. Conforme apontaram os estudos, os grupos educativos com gestantes constituem espaços propícios para incorporação das tecnologias educativas. Analisou-se, nos quatorze estudos, que as principais tecnologias educativas utilizadas por enfermeiros/as são: folders, cartilhas, manuais, jogos, hipermídias e vídeos educativos, voltados, principalmente, ao contexto da preparação da mulher e seus acompanhantes para o parto e nascimento, bem como para o processo de amamentação. Os estudos se corroboram ao enfatizar a importância da implementação dessas tecnologias para a integralidade da assistência pré-natal e humanização da atenção obstétrica. Conclusão: Ficou evidente que as tecnologias educativas utilizadas pelos/as enfermeiros/as são diversas e fundamentais para a integralidade e humanização da assistência obstétrica. Logo, torna-se necessária a incorporação dessas tecnologias durante o pré-natal, objetivando a promoção da saúde e construção de um cenário obstétrico mais promissor. Implicações para a Enfermagem: É notória a importância das tecnologias educativas utilizadas pelos/as enfermeiros/as durante o pré-natal, uma vez que subsidiará a assistência de enfermagem para a promoção da saúde e a implementação de cuidados obstétricos integrais.
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