CUIDADO EMPÁTICO: ANÁLISE CONFORME A PERCEPÇÃO DE PACIENTES CIRÚRGICOS

Autores

  • Jefferson Dantas da Costa jeffersondantas3840@gmail.com
  • Maria Aparecida Fernandes Cardoso aparecidafernandes31@gmail.com
  • Keila Maria de Azevedo Ponte Marques keilinhaponte@hotmail.com

Palavras-chave:

Centros Cirúrgicos, Enfermagem, Satisfação do Paciente, Empatia

Resumo

A satisfação do paciente é um dos métodos de avaliação da qualidade dos serviços de saúde, sendo a empatia uma das dimensões de análise de percepção sobre o cuidado prestado. Objetivo: Analisar a satisfação dos pacientes em relação ao cuidado empático em um centro cirúrgico no  interior  do  Ceará.  Material  e  Método:  Trata-se  de  um  estudo  transversal,  com  abordagem quantitativa,  com  amostragem  por  conveniência  realizado  de  fevereiro  a  julho  de  2021  com  53 pacientes de um hospital de ensino no interior do Ceará. O instrumento para coleta de dados foi o questionário SERVPERF (service performace), adaptado ao ambiente hospitalar, do qual é composto de 24 questões na escala de linkert que variam de 01 (discorda fortemente) a 07 (concorda fortemente), destas cinco versam sobre a empatia do serviço. Como critério de inclusão foram adotados: maior de 18 anos, tenha realizado procedimento cirúrgico de emergência ou eletivo. Já como critérios de exclusão: pacientes com déficit na linguagem, cognição e interação ou que tenha alguma condição clínica que impeça a obtenção de dados adequados para o estudo. Os dados foram analisados em planilhas  do  Microsoft  Excel  2016,  pelo  programa  SPSS  e  o  grau  de  consistência  interna  pelo coeficiente alfa de cronbach. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú com parecer de número 4.255.725. Resultados e Discussão: No que diz respeito aos dados sociodemográficos, as idades variavam de 18 até 64 anos, com média de 34 anos. Quanto ao gênero, houve um predomínio de indivíduos do gênero masculino de 83,02 % (N=44). Já em relação  a  especialidade  cirúrgica,  90,57  %  (N:48)  eram  de  trauma.  O  estudo  revelou o nível de satisfação de 6,52, considerado uma avaliação positiva de qualidade e de concordância dos pacientes com o bom cuidado empático prestado pelo centro cirúrgico. Cabe ressaltar que o coeficiente de alfa cronbach obteve valor de 0,923, que revela alta consistência interna da pesquisa. Nessa perspectiva, a avaliação positiva vislumbra a capacidade do serviço de prestar o cuidado de uma forma individualizada e de acordo com as necessidades específicas de cada pacientes, bem como a competência e a habilidade dos profissionais de dar atenção pessoal e de demostrar interesse pelos pacientes. Conclusão: A pesquisa evidencia a satisfação dos pacientes com o cuidado empático prestado pelo centro cirúrgico, bem como subsidia aos gestores de qualidade informações para tomada de decisões assertivas.    Implicações para a Enfermagem: A pesquisa potencializa o processo de trabalho da enfermagem na avaliação da qualidade do cuidado nos serviços de saúde, tendo em vista a sua participação nessa atribuição como membro da equipe.

Publicado

09-12-2021
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Como Citar

DANTAS DA COSTA, J. .; FERNANDES CARDOSO, M. A. .; AZEVEDO PONTE MARQUES, K. M. de. CUIDADO EMPÁTICO: ANÁLISE CONFORME A PERCEPÇÃO DE PACIENTES CIRÚRGICOS. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 106, 2021. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/758. Acesso em: 13 jan. 2025.