TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Aldino Barbosa dos Santos aldinobarbosadossantos@gmail.com
  • Teodoro Marcelino da Silva teodoro.marcelino.s@gmail.com
  • João Gabriel Cordeiro de Brito joaobritocodeiro@hotmail.com
  • José Thiago Gois de Alencar enfthiagoalencar@gmail.com
  • Samara Ferreira Moura samarafrrmoura@gmail.com
  • Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira ingrid_lattes@hotmail.com

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Estudo de Validação, Promoção da Saúde

Resumo

O aleitamento materno, até o sexto mês de vida, constitui uma prática de fundamental importância, pois proporciona muitos benefícios para o binômio mãe-filho. Sendo que o leite materno consiste no principal alimento do bebê, por ser rico em proteínas, vitaminas, gorduras, carboidratos, sais  minerais  e  água.  Neste  contexto,  destaca-se  a  importância  da  utilização  das  tecnologias educativas, visto que são ferramentas que facilitam a construção do conhecimento compartilhado, de modo  a  contribuir  no  sucesso  do  aleitamento  materno exclusivo. Objetivo: Identificar, mediante a literatura científica, as tecnologias educativas desenvolvidas para a promoção do aleitamento materno exclusivo. Material e Método: Trata-se de revisão narrativa da literatura, do tipo exploratória-descritiva com abordagem qualitativa. O levantamento bibliográfico ocorreu no período de agosto a setembro de 2021, nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System  on-line (MEDLINE) e a Base de Dados de Enfermagem (BDENF) indexadas ao portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizou-se a seguinte estratégia de busca: “Aleitamento Materno” AND “Estudo de Validação” AND “Promoção da Saúde” AND “Tecnologia Biomédica”. Adotaram-se os seguintes filtros: artigos gratuitos e disponíveis na íntegra; nos idiomas português, inglês ou espanhol e sem recorte temporal de publicação. Logo após, aplicou-se como critério  de  inclusão,  artigos  que  versassem  sobre  a  temática  em  estudo,  excluindo  os  artigos duplicados. Após leitura na íntegra, obteve-se 12 artigos para amostra final. Resultados e Discussão: Evidenciou-se, mediante a análise dos estudos, que as tecnologias educativas utilizadas para incentivar a prática do aleitamento materno exclusivo nas puérperas, são os manuais, cartilhas, vídeos, álbuns, folders, podcasts e jogos educativos. Sendo que tais tecnologias, como evidenciadas nos estudos, são amplamente  utilizadas  pelos  enfermeiros  nas  práticas  educativas  em  saúde  com  gestantes  e puérperas. Nesta perspectiva, os doze artigos apontaram que a linguagem e as ilustrações utilizadas nestes materiais têm o potencial de ampliar os conhecimentos e despertar a atenção das puérperas, dinamizando tanto as ações educativas como as orientações fornecidas, proporcionando o (com)partilhamento de saberes, uma melhor interação entre os sujeitos envolvidos, além de contribuir no  sucesso  da  prática  do  aleitamento  materno  exclusivo  e  na  integralidade  da atenção à saúde materno-infantil. Conclusão: Diante disso, pôde-se perceber que são diversas as tecnologias educativas para promoção do aleitamento materno exclusivo, sendo amplamente utilizadas no contexto da educação e promoção da saúde, objetivando a sensibilização das puérperas quanto à importância da prática, bem como a continuidade da integralidade da assistência à saúde. Implicações para a Enfermagem:  Denota-se  a  importância  da  incorporação  das  tecnologias  educativas  no campo de atuação da enfermagem, inclusive no contexto do aleitamento materno exclusivo, visto que podem ser utilizadas para promoção da saúde e prevenção de agravos.

Publicado

09-12-2021
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Como Citar

BARBOSA DOS SANTOS, A. .; MARCELINO DA SILVA, T. .; CORDEIRO DE BRITO, J. G. .; GOIS DE ALENCAR, J. T. .; FERREIRA MOURA, S. .; MOREIRA DE OLIVEIRA, I. M. . TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: REVISÃO NARRATIVA. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 101, 2021. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/753. Acesso em: 6 jul. 2022.