DIÁLOGO SOBRE PRÁTICAS DE COMBATE À COVID-19 COM PÚBLICO INFANTIL
Palavras-chave:
COVID-19, Serviços de Saúde Mental, Educação da População, Educação em SaúdeResumo
Embora os indicadores atuais sejam animadores, o surgimento de novas variantes e as experiências de países estrangeiros no relaxamento das medidas restritivas demonstram a importância da manutenção de cuidados básicos como higienização das mãos, uso de máscaras e distanciam ento social. O retorno das atividades do cotidiano da nossa sociedade pode gerar a falsa sensação de que atingimos total controle sobre a doença. Diante disso, faz-se necessário envolver diferentes atores no cuidado com a saúde em âmbito coletivo, principalmente no que diz respeito às crianças e suas famílias e o retorno gradativo de suas atividades rotineiras. Objetivo: promover momento lúdico e pedagógico de conscientização da importância de manutenção das medidas de combate à disseminação do novo Coronavírus e incentivo de adesão à segunda dose da vacina contra a covid-19 pelo público geral, sobretudo em meio ao relaxamento das medidas restritivas, por parte de gestores e sociedade. Materiais e Métodos: A atividade desenvolvida por equipe multiprofissional de residentes em Saúde Mental, Saúde da Família e Coletiva utilizou-se do jogo de tabuleiro de tamanho real composto de perguntas e desafios envolvendo informações sobre as práticas seguras de controle à disseminação do novo Coronavírus. A atividade foi realizada em área ampla ao ar livre, com crianças e familiares no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS-IJ), observando protocolos de segurança. Resultados e Discussão: Durante a ação foi possível acessar o prévio conhecimento dos participantes, principalmente sobre as etapas de higienização das mãos, a importância da vacinação e distanciamento social, seguida de discussões e demonstrações práticas dos cuidados a serem observados. A metodologia possibilitou a interação de todos os envolvidos de forma satisfatória e participativa com momentos de diálogo, tira dúvidas, expressão de sentimentos e compartilhamento das dificuldades enfrentadas, superações e expectativas quanto ao atual momento vivenciado, bem como, revelou bom conhecimento sobre as medidas sanitárias de segurança e boa disposição para continuidade dos cuidados preventivos. Conclusão: O momento oportunizou a participação infantil na construção e fortalecimento do conhecimento, além de possibilitar extrair o olhar das crianças e seus familiares sobre o contexto pandêmico e sobre a relevância da manutenção dos cuidados, individuais e coletivos, de modo a promover o retorno seguro de atividades cotidianas. Implicações para a Enfermagem: Desenvolvimento de competências pedagógicas no desempenho das atividades de educação em saúde e promoção da articulação multiprofissional junto ao público infantil com participação do componente familiar.
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