AÇÃO EDUCATIVA SOBRE MONTAGEM E TESTAGEM DE VENTILADOR MECÂNICO

Autores

  • Andreza Fabiana da Cunha andreza.cunha@uftm.edu.br

Palavras-chave:

Ventilador Mecânico, Educação Continuada em Enfermagem, Enfermagem

Resumo

A ventilação mecânica exige da enfermagem domínio das técnicas de desinfeção, montagem, testes e parâmetros do ventilador mecânico. A segurança aos pacientes em ventilação mecânica perpassa esses aspectos que impactam no seu adequado funcionamento e estabilidade do paciente. Ação educativa foi solicitada pela equipe da Central de Equipamentos, como forma de educação permanente, uma vez que o setor disponibiliza o ventilador mecânico para a equipe assistencial pronto para uso no paciente, o que agiliza o trabalho da enfermagem e reduz custos para a instituição. Objetivo: Relatar uma ação educativa sobre a montagem e testagem de ventilador mecânico para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Material e Método: Relato de experiência de ação educativa, pautada na metodologia participativa e planejada a partir das demandas do público alvo (01 enfermeiro e 04 técnicos de enfermagem), lotados na Central de Equipamentos de um hospital de ensino no Triângulo Mineiro. A atividade se desenvolveu em setembro de 2021 em três momentos: a contextualização do tema e apresentação dos recursos necessários (ventilador mecânico com válvula exalatória, diafragma, circuito, manômetros e rede de gases); aula prática expositiva e dialogada; momento com questionamentos e reflexões. Resultados e Discussão: No primeiro momento foi apresentado os recursos necessários para montagem do ventilador, abordagem sobre a identificação de peças danificadas que podem alterar o seu adequado funcionamento ou impedi-lo de funcionar. Os participantes identificaram a importância da integridade do ventilador, da válvula exalatória, dos manômetros e da escolha correta do diafragma e conexões, expressaram a dificuldade em executar a limpeza de determinadas partes do equipamento, devido as reentrâncias. Foi exposto pela facilitadora os custos das peças, como forma de sensibilizar para o uso adequado e a necessidade de maior zelo durante  os  processos  de  trabalho.  A  testagem  do  ventilador  foi realizada  segundo  orientação  do fabricante. Todos conseguiram realizá-la adequadamente. Foi abordado sobre a necessidade de identificar escapes no circuito, acionamento de alarme visual e sonoro, presença de lembretes na tela do ventilador indicando manutenções, adequação da célula de oxigênio, bateria, alimentação elétrica, seleção de modos ventilatórios, braço com presilha para minimizar o risco de danos e eventos adversos ao paciente. Os participantes expuseram a necessidade de reposição de peças, principalmente célula de oxigênio e braço articulado com presilha. Conclusão: Os participantes demonstraram interesse pelo tema, posicionaram-se com surpresa quando abordado os valores dos componentes, conseguiram executar os testes funcionais corretamente, o que retrata a relevância da ação educativa. Implicações para a Enfermagem: Ações educativas voltadas para a montagem e teste de equipamentos eletromédicos se fazem necessárias para os profissionais inseridos no contexto hospitalar, para minimizar os riscos de danos e eventos adversos ao paciente que se utiliza dessas tecnologias.

Publicado

09-12-2021
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Como Citar

FABIANA DA CUNHA, A. AÇÃO EDUCATIVA SOBRE MONTAGEM E TESTAGEM DE VENTILADOR MECÂNICO. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 78, 2021. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/730. Acesso em: 6 jul. 2022.