SIMULAÇÃO CLÍNICA NO ENSINO REMOTO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Simulação de Paciente, Educação em Saúde, Tecnologias em SaúdeResumo
A simulação clínica é uma estratégia de ensino e aprendizagem que objetiva o desenvolvimento de competências para tomada de decisão em saúde baseada em evidência. A simulação clínica projeta ambientes controlados, no qual o aluno realiza ações reais sem acarretar riscos ao paciente. Os avanços tecnológicos possibilitam a incorporação de ferramentas que auxiliam na elaboração de cenários mais realísticos, à exemplo de um serviço de teleconsulta, promovendo maior proximidade com a realidade e engajamento dos estudantes no contexto proposto. Objetivo: Relatar a experiência de alunos do programa institucional de monitoria na vivência remota da simulação clínica sobre teleconsulta de Enfermagem ao paciente acometido por insuficiência renal crônica. Material e Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. A simulação clínica ocorreu de forma remota no mês de julho de 2021, utilizando-se a plataforma Google Meet. Abordou-se a seguinte temática: “Teleconsulta de Enfermagem ao Paciente com Insuficiência Renal Crônica”. O público alvo foi composto por estudantes do quinto período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados e discussão: A simulação clínica dividiu-se em quatro momentos. No primeiro momento, o professor conduziu o briefing, apresentando o cenário de teleconsulta e as informações clínicas pertinentes antes do início da encenação. No segundo, o enfermeiro, representado pelo estudante, interagiu com a abordagem terapêutica com os atores da cena: o paciente e o técnico de enfermagem, interpretados pelos monitores. No terceiro momento, houve o questionamento dos autores sobre a necessidade de administração de medicamentos, numa situação de urgência, no cateter de hemodiálise duplo lúmen para o estudante-enfermeiro. Por fim, aconteceu debriefing onde foram levantados alguns questionamentos e discutida a prática simulada. Utilizou-se a plataforma Mentimeter para melhor gerenciamento das perguntas e respostas. A simulação clínica proporciona melhor associação entre teoria e prática, ajudando no desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, sua segurança e proatividade nos procedimentos e tomada de decisão durante os desafios da prática assistencial, além de favorecer melhor compreensão dos assuntos abordados nas aulas. Conclusão: A estratégia da simulação clínica na monitoria se prova como maneira complementar no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo no crescimento analítico, crítico e criativo dos alunos e dos monitores, além de possibilitar maior conhecimento, inclusão e engajamento dos meios digitais no processo de ensino. Implicações para Enfermagem: Por meio da simulação clínica realizadas em conjunto com estudantes, monitores e docentes de Enfermagem foi possível desenvolver habilidades de comunicação e gestão do cuidado, e exercitar o pensamento crítico- reflexivo na resolução de problemas. A participação de monitores de Enfermagem nesse processo contribuiu para ampliar as experiências acadêmicas e melhorar a qualidade de ensino.
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