METODOLOGIAS ATIVAS E O PERFIL DO EGRESSO DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Avaliação Educacional, Pesquisa em Educação de EnfermagemResumo
As Metodologias Ativas de Ensino constituem ferramentas para apoiar o processo de ensino-aprendizagem ao possibilitarem a reflexão e criticidade sobre o objeto de estudo. A avaliação da formação profissional de Enfermeiros, nesse contexto, é essencial por fornecer dados sobre a qualidade do ensino, tal qual apontar tendências na graduação em enfermagem que têm possibilitado a satisfação e inserção do profissional no mercado de trabalho. Objetivo: conhecer o perfil dos egressos do curso de graduação de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, a partir da implementação do currículo baseado em metodologias ativas de ensino. Material e Método: trata-se de um estudo descritivo e transversal, desenvolvido com egressos da graduação em enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto, do período de 2016 a 2020. A amostragem totalizou 17 egressos. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado no Google Forms, dividido em sessões que abarcaram as características demográficas, situação formal de trabalho, satisfação com as metodologias ativas e nível de qualificação dos participantes. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2020 e maio de 2021. A análise descritiva dos dados foi feita utilizando frequência, mediana e valores mínimos e máximos. A análise univariada foi realizada para identificar os fatores associados à satisfação com as metodologias ativas, formação, renda e se trabalha na enfermagem, usando os testes de Tau-b de Kendall e Razão de Prevalência. Resultados e Discussão: De maneira geral, os egressos de enfermagem mostraram-se satisfeitos com as metodologias ativas empregadas durante a formação. Quando questionados, 58,5% dos pesquisados afirmaram satisfação em relação à metodologia de ensino. A formação profissional deve fornecer meio e situações que propiciem o desenvolvimento não somente teórico e prático, mas também o posicionamento crítico, habilidades para resolução de problemas, e que considerem as reais necessidade da população assistida no contexto do Sistema Único de Saúde. Dos pesquisados, 47,1% consideraram a metodologia usada na graduação como fator que contribuiu na obtenção de emprego. Ademais, quando interrogados sobre o impacto do método utilizado na graduação na participação de eventos científicos e curso de aprimoramento profissional, 94,1% responderam positivamente e 5,9% negativamente. No que se refere a situação formal de trabalho, 70,6% dos egressos responderam que estão ativos exercendo papel de enfermeiro. Conclusão: A inserção de metodologias ativas na graduação auxiliou na obtenção de emprego, bem como na busca pelo aperfeiçoamento científico e satisfação profissional, em que uma parcela significativa é atuante na enfermagem. Implicações para a Enfermagem: A qualidade da graduação em enfermagem, tal qual os seus moldes e adequação às demandas de saúde é tópico pertinente à investigação, visto que o saber construído será o saber aplicado na prática profissional.
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