INSERÇÃO DO GRADUANDO EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS COMO EDUCADOR EM SAÚDE

Autores

  • Bruna de Farias Pereira de Araujo bruna.fparaujo@ufpe.br
  • Renata Isabella Barboza da Silva renata.isabella@ufpe.br
  • Melanie de Aquino Oliveir melanie.oliveira@ufpe.br
  • Kamila Laís Dias Soares kmila.soares0310@gmail.com
  • Karla Hellen Dias Soares karla.hellen@ufpe.br
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro estela.monteiro@ufpe.br

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Estudantes de Enfermagem

Resumo

A participação de graduandos de Enfermagem em projeto de extensão, que promove a articulação ensino-comunidade, proporciona construção de conhecimentos com aplicabilidade prática e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à futura prática profissional comprometida com o cuidar ético e humanístico. Nessa perspectiva, o planejamento e execução de práticas de educação em saúde, como estratégia promotora de saúde para crianças e adolescentes, concorre para a escuta e diagnóstico das demandas segundo as especificidades do grupo populacional e desenvolvimento de possibilidades de construção coletiva, crítica e autônoma dos saberes entre os atores envolvidos. Objetivo: Relatar a experiência de graduandas de Enfermagem no projeto de extensão   “Educação   em   Saúde   na   formação   de   crianças   e   adolescentes   escolares   como multiplicadores em primeiros socorros em um contexto de cultura de paz”. Material e Método: O relato de experiência possibilita a descrição de aspectos vivenciados durante a formação acadêmica. No presente estudo, relatamos a vivência de graduandas de Enfermagem, integrantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados e Discussão: O planejamento das ações extensionistas ocorreu em reuniões semanais através do Google Meet, entre a docente orientadora,  os  graduandos  e  pós-graduandos  em  Enfermagem,  no  primeiro  semestre  de  2021. Durante os encontros, houve a construção coletiva dos materiais a serem utilizados nas ações educativas com os escolares, como: vídeos animados elaborados através das ferramentas gratuitas Powtoon e Animaker, construção de apresentações digitais com imagens a abordagens lúdicas, para motivar e facilitar a compreensão do conteúdo. Para estimular o protagonismo dos escolares foram realizados jogos no Jamboard e Kahoot permitindo revisitar os conhecimentos trabalhados e avaliá-los. Formaram-se subgrupos entre as graduandas para planejamento de ensino e elaboração das tecnologias educacionais sobre uma das seguintes temáticas: assistência a vítima em situação de afogamento, tontura, convulsão, desmaio, hemorragias, engasgo, envenenamento, ressuscitação cardiopulmonar, choque elétrico e queimaduras. Implicações para a Enfermagem: A extensão universitária permitiu a vivência dos graduandos como educadores em saúde com escolares no ambiente virtual de aprendizagem, disponibilizado pela secretaria municipal de educação para as aulas na modalidade remota. A construção do conhecimento no ambiente virtual valorizando a abordagem lúdica e participativa motivou o envolvimento dos escolares, que puderam relatar conhecimentos e vivências anteriores com alguma das situações de urgência, como também questionando e relatando uma avaliação exitosa quanto a importância da temática abordada. A proposta educativa em saúde visou estimular ações de prevenção a situações de risco, como também despertar a importância do acionamento devido do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e de cuidados de preservação da vida. Outrossim, o projeto de extensão contribui para a formação crítica e criativa do graduando, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Publicado

09-12-2021
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Como Citar

PEREIRA DE ARAUJO, B. de F.; BARBOZA DA SILVA, R. I. .; AQUINO OLIVEIR, M. de; DIAS SOARES, K. L. .; DIAS SOARES, K. H. .; LEITE MEIRELLES MONTEIRO, E. M. INSERÇÃO DO GRADUANDO EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS COMO EDUCADOR EM SAÚDE. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 39, 2021. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/691. Acesso em: 13 jan. 2025.

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