SITUAÇÕES CLÍNICAS PARA O APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Simulação, Processo de Enfermagem, Raciocínio ClínicoResumo
A implementação do ensino do Processo de Enfermagem, ferramenta norteadora da práxis de enfermeiros, possibilita ao discente conhecimento e habilidade na determinação e organização de cuidados individualizados. Neste contexto, a operacionalização do processo ensino-aprendizagem por estratégias pedagógicas como as situações clínicas vivenciadas por simulações proporciona segurança, criticidade e reflexão diante dos reais cenários de cuidar no cotidiano. Objetivo: Relatar a experiência de pós-graduandas no desenvolvimento e operacionalização de situações clínicas para o aprimoramento do Processo de Enfermagem. Material e Método: Relato de experiência vivenciado por pós-graduandas durante estágio-docência do Programa de Pós-graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino pública, realizado na disciplina de “Situações Clínicas e Cirúrgicas na Saúde do Adulto e Idoso”, entre maio e julho de 2021. A partir da seleção de três conteúdos - cuidados com a pele, hemotransfusão e centro cirúrgico, as pós-graduandas auxiliaram no desenvolvimento e operacionalização de cenários no laboratório de práticas para estimular o raciocínio clínico dos graduandos no Processo de Enfermagem. Como recursos práticos utilizou-se manequins, prontuários fictícios, dispositivos e aparatos hospitalares. As simulações ocorreram em três etapas: briefing - apresentação do cenário; cena - ação do discente (intervenção); e debriefing - reflexão das ações e estímulo para identificar diagnósticos, intervenções e resultados esperados de enfermagem, por meio das Taxonomias NANDA-NIC-NOC. Resultados e Discussão: Na primeira etapa, após a organização dos cenários, os docentes junto com as pós-graduandas explicitaram os objetivos, o tempo e apresentaram a situação a ser trabalhada. Em seguida, uma dupla de discentes atuaram na cena, protagonizando situações fictícias nas quais estes eram estimulados a desenvolver o raciocínio clínico necessário a tomada de decisão assertiva, em um tempo estipulado de 40 minutos. Concomitante, as pós-graduandas analisavam e realizavam um checklist das competências e habilidades discentes. Ao término da cena, ocorreu a discussão e autoavaliação dos discentes acerca do conteúdo trabalhado, destacando os pontos positivos e aspectos a serem melhorados, bem como o compartilhamento dos sentimentos com a experiência vivenciada. Ademais, os atores envolvidos na construção e desenrolar da situação clínica realizaram o raciocínio da trama diagnóstica embasada nas Taxonomias referidas acima. Logo, o contato das pós-graduandas com metodologias ativas de ensino, como a simulação, permitiu a construção e reconstrução de conhecimentos acerca do Processo de Enfermagem. Conclusão: As simulações no ensino de enfermagem repercutem positivamente na autonomia dos graduandos e pós-graduandos, proporcionando o aperfeiçoamento de conhecimentos teórico- metodológicos que auxiliam na implementação do Processo de Enfermagem. Implicações para a Enfermagem: O desenvolvimento e participação ativa de discentes e enfermeiros em simulações clínicas favorecem a translação do conhecimento, fortalecendo a prática baseada em evidências, de modo a aprimorar o Processo de Enfermagem, e consequentemente a qualidade do cuidado ofertado ao paciente.
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