BIOQUÍMICA SOB A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Métodos de Ensino, Aprendizagem, EnfermeirosResumo
Como a ciência que visa a prevenção, promoção e recuperação da saúde em todos os níveis de assistência, a Enfermagem no ensino superior possui a Bioquímica como componente curricular obrigatório. Buscou-se a compreensão do processo de ensino como um instrumento de aperfeiçoamento e definição de metodologias que sejam capazes de possibilitar o empoderamento do estudante, tendo em vista a estrutura educacional em que cada um consegue se perceber. Objetivo: levantar dados sobre a percepção que o componente curricular Bioquímica tem para o aluno do curso de Enfermagem da Universidade São Francisco. Material e Método: Foi realizada uma pesquisa quantitativa e de natureza descritiva. Antes do início da coleta dos dados o presente projeto foi aprovação pelo Comitê de Ética (CAAE: 36487120.5.0000.5514). A coleta de dados foi realizada mediante preenchimento de um questionário autoaplicável sobre a percepção dos estudantes de Enfermagem das estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas para a compreensão do componente curricular de Bioquímica. O questionário foi aplicado no ambiente virtual, especificamente com estudante no começo e final do curso. Resultados e Discussão: Os resultados mostraram que 85,1% dos participantes cursaram o ensino médio público, sendo que 55,2% acreditam que a base de conhecimento do ensino médio não auxiliou na compreensão da Bioquímica. 90,8% dos discentes consideram importante a Bioquímica para a compreensão do binômio saúde-doença. Sobre as metodologias de ensino, 97,7% concordam que estratégias como videoaulas, estudos dirigidos, atividades práticas e podcasts contribuem para a compreensão do componente curricular. Conclusão: Verificou-se que as diferentes estratégias de ensino utilizadas pelos docentes são bem aceitas pelos estudantes de Enfermagem e que os mesmos acreditam que estas auxiliam na compreensão do componente curricular, assim como nas possibilidades diagnósticas e terapêuticas em que a Bioquímica é aplica na prática profissional. Implicações para a Enfermagem: O enfermeiro tem papel fundamental na transformação de hábitos e na construção de saberes, desta forma ele cria laços com o público. A partir deste conceito, o enfermeiro ao compreender os processos envolvidos no binômio saúde-doença terá embasamento suficiente para dar as orientações de forma clara e precisa para seu paciente, lembrando que neste processo a linguagem deve ser clara, porque é essencial possibilitar à população em geral o acesso às recomendações adequadas e relevantes de saúde de fácil compreensão, independentemente de sua classe social. Assim possibilita que a clientela coloque em prática processos que possibilitarão a evolução do processo curativo e preventivo, diminuindo custos e desafogando o Sistema Único de Saúde.
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