O enfermeiro como educador para benefício do parto normal

Autores

  • Jéssica Beserra dos Santos jessica.beserra@hotmai.com
    Universitário São Camilo
  • Andreia Tatiane Santos adrenalina-tati@hotmail.com
    Universitário São Camilo
  • Débora Parizani debypariz@yahoo.com.br
    Universitário São Camilo
  • Flavia Roberta Bueno Figueiredo fla-bueno@hotmail.com
    Universitário São Camilo
  • Andressa de Gusmão Medea mm.andressa@gmail.com
    Universitário São Camilo
  • Marina Linguiti de Oliveira marinalinguiti@hotmail.com
    Universitário São Camilo
  • Janize Silva Maia janizecs@yahoo.com.br
    Faculdade Estácio FNC
  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br
    https://orcid.org/0000-0002-6551-2678

DOI:

10.24281/rremecs2526-2874.2016.1.1.24-36

Palavras-chave:

Cuidado Pré-Natal, Trabalho de Parto, Enfermeiro Educador

Resumo

A assistência pré-natal significa prevenir, diagnosticar e tratar os eventos indesejáveis na gestação, visando ao bem-estar da gestante e de seu concepto. O objetivo do estudo foi evidenciar a importância da orientação do enfermeiro no pré-natal e os benefícios da mesma durante o parto normal. Foi realizado um estudo descritivo, de revisão integrativa da literatura, a pesquisa foi realizada nas bases de dados SCIELO e BVS, no período de 2010 a 2016, foram utilizados os descritores: Cuidado Pré-Natal, Saúde da Mulher, Trabalho de Parto e Enfermeiro Educador. Os critérios de inclusão foram artigos que abordavam a temática em estudo; que estivessem na íntegra, na língua portuguesa, gratuitos, que estavam contidos no período de tempo determinado para a pesquisa. Foram selecionados 22 artigos e 15 artigos como referência. Os resultados foram expostos em quatro subtítulos, além de uma tabela que integra os benefícios expostos nos dez principais artigos. O pré-natal é o momento mais adequado, onde se oportuniza o trabalho educativo do enfermeiro na assistência das mulheres, preparando-as para o parto. Concluímos que as gestantes são orientadas pelos enfermeiros, contudo, ainda há alguns fatores que precisam ser melhorados, como orientações sobre cuidados com RN e com as mamas.

Biografia do Autor

Jéssica Beserra dos Santos, Universitário São Camilo

Enfermeira. Discente do curso de especialização de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Andreia Tatiane Santos, Universitário São Camilo

Enfermeira. Discente do curso de especialização de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Débora Parizani, Universitário São Camilo

Enfermeira. Discente do curso de especialização de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Flavia Roberta Bueno Figueiredo, Universitário São Camilo

Enfermeira. Discente do curso de especialização de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Andressa de Gusmão Medea, Universitário São Camilo

Enfermeira. Discente do curso de especialização de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Marina Linguiti de Oliveira, Universitário São Camilo

Enfermeira. Discente do curso de especialização de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Janize Silva Maia, Faculdade Estácio FNC

Enfermeira. Doutoranda em Gestão e Informática em Saúde pela UNIFESP. Mestre em Educação. Docente do curso de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário São Camilo, São Paulo. Docente da Faculdade Estácio FNC.

Luiz Faustino dos Santos Maia

Enfermeiro. Mestre em Terapia Intensiva. Docente do curso de Pós-Graduação do Centro Universitário São Camilo, São Paulo. Docente da Faculdade FNC. Editor Científico

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Publicado

21-12-2016
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Como Citar

SANTOS, J. B. dos .; TATIANE SANTOS, A. .; PARIZANI, D. .; BUENO FIGUEIREDO, F. R. .; GUSMÃO MEDEA, A. de .; OLIVEIRA, M. L. de .; SILVA MAIA, J. .; MAIA, L. F. dos S. O enfermeiro como educador para benefício do parto normal. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 24–36, 2016. DOI: 10.24281/rremecs2526-2874.2016.1.1.24-36. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/4. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos