Radiologia e ciência cognitiva: os avanços tecnológicos e a neurociência

Autores

  • Francisco Alencar de Sousa franciscoalencar@uol.com.br
    Faculdade Estácio de Carapicíba.
  • Vivaldo Medeiros Santos vivaldomedeiros@live.com
    Faculdade Capital Federal
  • Amanda Juliane da Silva Branco amanda.branco@pro.fecaf.com.br
    Faculdade Capital Federal
  • Carmem Regina de Souza Franco carmenfranco600@hotmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Luciana Takahashi Carvalho Ribeiro lu_tcribeiro@hotmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Rogério Santos da Silva Nogueira rogeriosilvanogueira2@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • João Rafael Ferraz jrafaelferraz2@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Aguinaldo Alves de Paiva Júnior jucafisio@gmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Jorge Luiz Fernandes da Silva jorge.fernandes@pro.fecaf.com.br
    Faculdade Capital Federal
  • Anicarine Ribeiro Leão anileaoleao@gmail.com
    Faculdade Capital Federal
  • Denise de Almeida deni07almeida@hotmail.com
    Faculdade Capital Federal
  • Fernando Alves Aguila fernandoaguilait@yahoo.com.br
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Aroldo Mazur Barbosa da Silva Aroldo-cs@hotmail.com
    Faculdade Estácio de Carapicuíba

DOI:

10.24281/revremecs2526-2874.2018.3.5.43-53

Palavras-chave:

Radiologia, Ciência Cognitiva, Tecnologia, Cérebro

Resumo

O presente artigo é uma tentativa de reflexão sobre a relevância da radiologia no processo de transformação nos estudos das ciências cognitivas, a partir da segunda metade do século XIX. Desta forma, procurou-se explorar os procedimentos produzidos pela tecnologia de mapeamento do cérebro, como sendo fator fundamental no entendimento de como são as funções cerebrais e como o cérebro aprende. Para esta reflexão, o objetivo é trazer os processos de desenvolvimento técnico e teórico de equipamentos da radiologia que foram capazes de contribuir para os estudos das ciências cognitivas. Partiu-se da hipótese de que só a partir do desenvolvimento da área de radiologia que foi possível o avanço nos estudos das funções do cérebro. Espera-se que tais reflexões abram caminhos para novas pesquisas que pretendem explicar aptidões mentais como a linguagem, a memória e análises mais profundas, para descrever como os processos neuropsicológicos produzem o estado cognitivo.

Biografia do Autor

Francisco Alencar de Sousa, Faculdade Estácio de Carapicíba.

Doutor em História da Educação. Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba.

Vivaldo Medeiros Santos, Faculdade Capital Federal

Mestre em Engenharia Biomédica. Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba e Faculdade Capital Federal.

Amanda Juliane da Silva Branco, Faculdade Capital Federal

Mestre em Tecnologia Nuclear. Docente, Faculdade Capital Federal.

Carmem Regina de Souza Franco, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Especialista em Medicina Nuclear PET CT. Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba.

Luciana Takahashi Carvalho Ribeiro, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Doutora e Mestra em Farmacologia. Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba e Faculdade Capital Federal.

Rogério Santos da Silva Nogueira, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Especialista em Diagnóstico por Imagem. Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba.

João Rafael Ferraz, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Especialista em MBA em Serviços de Saúde; Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família. Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba.

Aguinaldo Alves de Paiva Júnior, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Especialista em Acupuntura. Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba.

Jorge Luiz Fernandes da Silva, Faculdade Capital Federal

Especialista em Imagenologia. Docente, Faculdade Capital Federal.

Anicarine Ribeiro Leão, Faculdade Capital Federal

Especialista em Imaginologia. Docente, Faculdade Capital Federal.

Denise de Almeida, Faculdade Capital Federal

Mestre em Engenharia Biomédica. Docente, Faculdade Capital Federal.

Fernando Alves Aguila, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Especialista em Fisioterapia Motora e Ambulatorial. Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba.

Aroldo Mazur Barbosa da Silva, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Especialista em Imagenologia. Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba.

Referências

Gazzaniga MS, Ivry RB, Mangum GR. Breve história da neurociência cognitiva. In: ______. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Pinheiro M. As bases biológicas da neuropsicologia: uma contribuição à formação de educadores. São Paulo: Temas Desenvolv. 2006; 14(83-84):4-13.

Vilanova LCP. Aspectos neurológicos do desenvolvimento do comportamento da criança. Rev. Neurociências. 1998; 6(3):106-110.

Izquierdo I. Memória. Porto Alegre: Ed. Artmed. 2002.

Lent R. Cem bilhões de neurônios. Conceitos fundamentais da Neurociência. 2° ed. Rio de Janeiro: Atheneu. 2010.

Publicado

30-04-2019
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

SOUSA, F. A. de .; MEDEIROS SANTOS, V. .; SILVA BRANCO, A. J. da .; SOUZA FRANCO, C. R. de .; CARVALHO RIBEIRO, L. T. .; SILVA NOGUEIRA, R. S. da .; FERRAZ, J. R. .; ALVES DE PAIVA JÚNIOR, A. .; FERNANDES DA SILVA, J. L. .; RIBEIRO LEÃO, A. .; ALMEIDA, D. de .; ALVES AGUILA, F. .; BARBOSA DA SILVA, A. M. . Radiologia e ciência cognitiva: os avanços tecnológicos e a neurociência. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 43–53, 2019. DOI: 10.24281/revremecs2526-2874.2018.3.5.43-53. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/30. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos