O desafio da educação permanente no trabalho da enfermagem
DOI:
10.24281/rremecs2526-2874.2016.1.1.13-23Palavras-chave:
Enfermagem, Educação Permanente, AssistênciaResumo
Este trabalho é resultado de um estudo sobre a educação permanente. Tem como objetivo refletir sobre a educação permanente como base para o trabalho do enfermeiro. Para construção desse artigo utilizamos como metodologia a Revisão Integrativa, que foi realizada nas seguintes bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SciELO, LILACS, REDIB e BDENF. A educação permanente trabalha com instrumentos que refletem sobre a pratica dos serviços de saúde, que é um processo de trabalho educativo que visa mudanças nas relações de trabalho unindo o conhecimento cientifico e a pratica, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao dia a dia das organizações e ao processo de trabalho. Vimos a importância da educação na enfermagem e principalmente como esses conceitos se complementam e interagem entre si. Portanto, todo processo educativo não tem um fim em si mesmo. Ele é um processo inacabado, sendo necessário retroalimentá-lo continuamente pela dinâmica do setor saúde, a educação permanente e continuada são ferramentas para essa construção. Espera-se que esse estudo possa ampliar reflexões acerca da educação permanente em saúde, subsidiando novas pesquisas e contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência.
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