O desafio da educação permanente no trabalho da enfermagem

Autores

  • Alessandra Guimarães Lopes alessandralopes1313@gmail.com
    FNC
  • Gracilene Santos gracilori@gmail.com
    FNC
  • Marines Marques Ramos weder_nl@hotmail.com
    FNC
  • Venina Francisca Meira veninameira@hotmail.com
    FNC
  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br
    https://orcid.org/0000-0002-6551-2678

DOI:

10.24281/rremecs2526-2874.2016.1.1.13-23

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Permanente, Assistência

Resumo

Este trabalho é resultado de um estudo sobre a educação permanente. Tem como objetivo refletir sobre a educação permanente como base para o trabalho do enfermeiro. Para construção desse artigo utilizamos como metodologia a Revisão Integrativa, que foi realizada nas seguintes bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SciELO, LILACS, REDIB e BDENF. A educação permanente trabalha com instrumentos que refletem sobre a pratica dos serviços de saúde, que é um processo de trabalho educativo que visa mudanças nas relações de trabalho unindo o conhecimento cientifico e a pratica, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao dia a dia das organizações e ao processo de trabalho.  Vimos a importância da educação na enfermagem e principalmente como esses conceitos se complementam e interagem entre si. Portanto, todo processo educativo não tem um fim em si mesmo. Ele é um processo inacabado, sendo necessário retroalimentá-lo continuamente pela dinâmica do setor saúde, a educação permanente e continuada são ferramentas para essa construção. Espera-se que esse estudo possa ampliar reflexões acerca da educação permanente em saúde, subsidiando novas pesquisas e contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência.

Biografia do Autor

Alessandra Guimarães Lopes, FNC

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC.

Gracilene Santos, FNC

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC.

Marines Marques Ramos, FNC

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC.

Venina Francisca Meira, FNC

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC.

Luiz Faustino dos Santos Maia

Enfermeiro. Mestre em Terapia Intensiva. Docente do curso de Pós-Graduação do Centro Universitário São Camilo, São Paulo. Docente da Faculdade FNC. Editor Científico.

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Publicado

21-12-2016
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Como Citar

GUIMARÃES LOPES, A. .; SANTOS, G. .; MARQUES RAMOS, M. .; MEIRA, V. F. .; MAIA, L. F. dos S. O desafio da educação permanente no trabalho da enfermagem. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 13–23, 2016. DOI: 10.24281/rremecs2526-2874.2016.1.1.13-23. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/3. Acesso em: 16 set. 2024.

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