BEBÊ A BORDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA PARA GESTANTES E PARCEIROS

Autores

  • Jaqueline Rodrigues da Silva rigoh1@live.com
    Discentes do Curso de Bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina
  • Thalita Martins Barros mail@gmail.com
    Discentes do Curso de Bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina
  • Rogério Carvalho de Figueredo rigoh1@live.com
    Docente do Curso de Bacharel em Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina

DOI:

10.24281/rremecs.2019.06.03a05.XVIsenfiesc.5

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestantes, Parceiro, Pré-natal

Resumo

O pré-natal é a garantia do desenvolvimento da gestação, tem como principal objetivo reduzir agravos à saúde materna e proporcionar um parto saudável, além, de uma boa saúde ao recém-nascido. Nessa fase, o parceiro deve ser inserido para fortalecer o vínculo entre o concepto e a parceira, assim como para redistribuir as atribuições e responsabilidades nesse processo que não envolve somente a mulher. Objetivo: Relatar a experiência de uma atividade educativa para gestantes e parceiros denominada "bebê a bordo", realizada com vistas a aumentar a participação paterna no pré-natal e aprimorar a assistência de enfermagem no período gestacional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo de abordagem qualitativa  sobre  uma  ação  educativa  para  gestantes  e  parceiros  realizada no primeiro semestre de 2019 por acadêmicos de enfermagem e profissionais de equipes da Estratégia Saúde da Família nos municípios de Guaraí e Tupirama, Tocantins, Brasil. Relato de experiência: Primeiramente ocorreu uma reunião entre os acadêmicos e profissionais para planejamento da atividade considerando as demandas e necessidades desse público em cada unidade de saúde. Foi então definida a estratégia “roda de conversa” como a mais compatível e adequada para alcance dos objetivos. Os acadêmicos elaboraram convites às gestantes e seus parceiros, e solicitaram que os ACS entregassem durante as visitas domiciliares de rotina. Os encontros aconteceram uma vez por mês em cada município conforme a necessidade do público  alvo  durante  três meses,  tendo assim uma participação crescente dos envolvidos. Foram abordados de forma dialogada os seguintes temas: Importância do pré-natal, pré-natal do parceiro, licença paternidade, lei do acompanhante, participação do parceiro no: pré-parto, parto e pós-parto, violência obstétrica, este do pezinho. Na oportunidade foram entregues o “kit Maternidade” com orientações sobre o que levar na hora do parto. Incialmente o número de parceiro foi insatisfatório, devido os encontros ocorrerem no horário de trabalho da maioria deles. Diante disso, foi definido um novo horário, compatível com a disponibilidade e assim foi possível alcançar uma maior adesão dos mesmos.  Percebeu-se após os referidos encontros, que a presença dos parceiros durante as consultas de pré-natal aumentou, assim como o interesse pelo compromisso da paternidade.   Desta forma o projeto passa a ser rotina da unidade  de  saúde,  e  confirma  a  importância  do envolvimento de toda equipe da ESF  no planejamento de ações, e das parcerias com instituições de ensino representadas pelos acadêmicos em campo de estágio. Considerações Finais: A roda de conversa proporcionou que as gestantes, parceiros, profissionais e acadêmicos interagissem de forma igualitária e sem barreiras, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento de responsabilidade individuais dos envolvidos, integralidade do cuidado e aprimoramento dos serviços de saúde à família.

Publicado

04-09-2019
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Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, J. .; MARTINS BARROS, T. .; CARVALHO DE FIGUEREDO, R. . BEBÊ A BORDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA PARA GESTANTES E PARCEIROS. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 5, 2019. DOI: 10.24281/rremecs.2019.06.03a05.XVIsenfiesc.5. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/296. Acesso em: 13 set. 2024.