Ambulatório da clínica escola de fisioterapia da IESC/FAG: relato de experiência
DOI:
10.24281/rremecs.2018.11.07a09.IIIjofiesc.12Palavras-chave:
Fisioterapia, Clínica Escola, ComunidadeResumo
O serviço de atendimento da Clínica Escola de Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina para a comunidade de Guaraí, teve início em agosto de 2016, como parte integrante das atividades de extensão, práticas de ensino e estágio supervisionado da graduação em fisioterapia. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência satisfatória no serviço ambulatorial da Clínica Escola da Faculdade Guaraí. Trata-se de um relato de experiência ocorrido entre março de 2017 a outubro de 2018. A Clínica Escola realiza atendimentos nas áreas de Fisioterapia Neurofuncional, Traumatortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiorrespiratória, Pediatria e Dermatofuncional, de segunda a sexta-feira, atendendo aos usuários do SUS, através do convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, além das demandas dos funcionários da instituição. Dispomos de espaços climatizados com mobiliário adequado, protocolos operacionais padrões (POPs) e equipamentos modernos, estruturados da seguinte forma: ginásio terapêutico, clínica ampliada, consultórios para anamnese, salas de atendimentos: termoterapêutico, cardiorrespiratório, dermatofuncional e uroginecológico. Também são oferecidas atividades complementares como educação em saúde, escola de postura, grupos de idosos, curso para gestantes, oficina de massagem terapêutica, confecção de órteses e matérias mecanoterapêuticos e atividades recreacionais como o São João e Confraternização de natal para os pacientes. Professores fisioterapeutas e acadêmicos são responsáveis pelos atendimentos que perfazem um quantitativo da ordem de 10.524, beneficiando mais de 635 usuários em 2 anos de funcionamento. Este serviço tem contribuído para reduzir o tempo na lista de espera do NASF do município de Guaraí, com otimização e aumento do fluxo de atendimentos, cobertura de um maior número de especialidades, atendimento a demandas de judicialização da saúde, articulação da faculdade com a comunidade, fortalecimento do processo ensino-aprendizagem e assistência a comunidade de baixa renda.
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