A ARTE CIRCENSE COMO POSSÍVEL DISCIPLINA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gustavo da Silva Vieira gudasivi@yahoo.com
    Discente do Curso de Educação Física da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Roberto Aguimarães Alves mail@gmail.com
    Discente do Curso de Educação Física da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Kamila Santos Ressureição mail@gmail.com
    Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Solange de Oliveira Freitas Borragine mail@gmail.com
    Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba

DOI:

10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.55

Palavras-chave:

Circo, Educação Física, Arte Circense, Circo no Ensino Acadêmico

Resumo

Esta se fundamenta em pesquisar as discussões sobre a arte circense e como possível disciplina nos cursos de graduação em Educação Física. O estudo parte de dois momentos metodológicos: o primeiro, já realizado, se originou de uma revisão de literatura, buscando identificar o que já se discutiu e se discute sobre esse assunto, e o segundo momento, ainda a ser realizado, por meio da aplicação de um questionário  à  artistas  profissionais  da  área  circense  e  de  profissionais  de  Educação  Física.  A multiplicidade da arte circense moldada no seu variado modo de produção, socialização e organização do trabalho tem possibilitado ressaltar sua contemporaneidade e analisar a ampliação de sua implantação em diferentes contextos, mostrando‐se um terreno fértil para a Educação Física contemporânea, além de uma possibilidade  ímpar  de reencontro com a expressividade e a diversidade artística. O circo vem galgando um espaço cada vez mais amplo no Brasil, em alguns países o circo já se tornou um meio de vida, e está inserido na educação de crianças, desta forma percebemos a importância dessa arte. A utilização  das  atividades  circenses,  em  forma  de  jogos,  despertam  sensações  e  produzem  uma motricidade que ajuda no desenvolvimento de vários aspectos da conduta humana, o que contribui de forma especial na formação humana de nossos alunos. Atividades circenses põem em destaque a criatividade, a cooperação, a intercultural idade, a expressão corporal, assim como as habilidades e capacidades. O aprendizado das artes circenses deve estar presente nas práticas e nos contextos educativos escolares e não escolares, logo, pode estar inserido como disciplina a ser tratada nos cursos de Educação Física, para sua utilização adequada. Aprender o circo pode ser muito mais do que aprender a jogar bolinhas, equilibrar-se em um arame ou divertir-se com série de palhaçadas. Deste modo as atividades  circenses apresentam-se como um importante elemento pedagógico, não  apenas para as questões  corporais,  mas  também  para  as  histórico-sociais.  A  partir  desse  contexto,  buscaremos  no próximo momento metodológico, a partir de um questionário, identificar o olhar dos profissionais de Educação Física e de artistas profissionais das atividades circenses como uma disciplina nos cursos de graduação  em  educação  física,  possibilitando  a  utilização dessas como prática corporal nos âmbitos formal e não formal.

Publicado

05-06-2019
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Como Citar

SILVA VIEIRA, G. da .; AGUIMARÃES ALVES, R.; RESSUREIÇÃO, K. S. .; OLIVEIRA FREITAS BORRAGINE, S. de . A ARTE CIRCENSE COMO POSSÍVEL DISCIPLINA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 55, 2019. DOI: 10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.55. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/240. Acesso em: 17 set. 2024.