A ARTE CIRCENSE COMO POSSÍVEL DISCIPLINA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.55Palavras-chave:
Circo, Educação Física, Arte Circense, Circo no Ensino AcadêmicoResumo
Esta se fundamenta em pesquisar as discussões sobre a arte circense e como possível disciplina nos cursos de graduação em Educação Física. O estudo parte de dois momentos metodológicos: o primeiro, já realizado, se originou de uma revisão de literatura, buscando identificar o que já se discutiu e se discute sobre esse assunto, e o segundo momento, ainda a ser realizado, por meio da aplicação de um questionário à artistas profissionais da área circense e de profissionais de Educação Física. A multiplicidade da arte circense moldada no seu variado modo de produção, socialização e organização do trabalho tem possibilitado ressaltar sua contemporaneidade e analisar a ampliação de sua implantação em diferentes contextos, mostrando‐se um terreno fértil para a Educação Física contemporânea, além de uma possibilidade ímpar de reencontro com a expressividade e a diversidade artística. O circo vem galgando um espaço cada vez mais amplo no Brasil, em alguns países o circo já se tornou um meio de vida, e está inserido na educação de crianças, desta forma percebemos a importância dessa arte. A utilização das atividades circenses, em forma de jogos, despertam sensações e produzem uma motricidade que ajuda no desenvolvimento de vários aspectos da conduta humana, o que contribui de forma especial na formação humana de nossos alunos. Atividades circenses põem em destaque a criatividade, a cooperação, a intercultural idade, a expressão corporal, assim como as habilidades e capacidades. O aprendizado das artes circenses deve estar presente nas práticas e nos contextos educativos escolares e não escolares, logo, pode estar inserido como disciplina a ser tratada nos cursos de Educação Física, para sua utilização adequada. Aprender o circo pode ser muito mais do que aprender a jogar bolinhas, equilibrar-se em um arame ou divertir-se com série de palhaçadas. Deste modo as atividades circenses apresentam-se como um importante elemento pedagógico, não apenas para as questões corporais, mas também para as histórico-sociais. A partir desse contexto, buscaremos no próximo momento metodológico, a partir de um questionário, identificar o olhar dos profissionais de Educação Física e de artistas profissionais das atividades circenses como uma disciplina nos cursos de graduação em educação física, possibilitando a utilização dessas como prática corporal nos âmbitos formal e não formal.
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