O jogo: conteúdo e estratégia para ensinar bem o esporte para todos
DOI:
10.24281/rremecs2526-2874.2017.2.2.47-56Palavras-chave:
Pedagogia de Esportes, Jogo e Exercício, Iniciação EsportivaResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar as possibilidades de ensino dos fundamentos técnicos do voleibol (saque, manchete, toque, cortada), assim como a habilidade de manter a bola no ar, por meio da chamada pedagogia inovadora de ensino de esportes: o jogo. Dois grupos de alunos (G. exercícios/G. jogos) foram acompanhados durante 16 aulas. Os resultados demonstraram a eficácia da metodologia/pedagogia do jogo no ensino dos fundamentos observados, especialmente na manutenção da bola em jogo. O mesmo não se observou no grupo que praticou exercícios, o que sugere que uma das melhores maneiras de se aprender a jogar é jogando.
Referências
Huizinga J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva. 1995.
Cavallari VR, Zacharias V. Trabalhando com recreação. São Paulo: Editora Icone. 1994.
Souza AJ. É jogando que se aprende: o caso do voleibol. In: Nista-Piccolo VL (Org.). Pedagogia dos Esportes. Campinas: Papirus. 1999.
Freire JB. Pedagogia do futebol. São Paulo: Autores Associados, 2003.
Scaglia AJ. Escola de Futebol: uma prática pedagógica. In: Nista-Piccolo, VL (Org.). Pedagogia dos Esportes. Campinas: Papirus. 1999.
Scaglia AJ. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés. (Tese de doutorado). Campinas: Faculdade de Educação Física - FEF-UNICAMP. 2003.
Paes RR. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: De Rose Jr, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. Porto Alegre: Artmed. 2002.
Santana WC. Pedagogia do esporte na infância e complexidade. Em: Paes, R. R. e Balbino, H. F. Pedagogia do Esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.
Galdino ML. Pedagogia do esporte e competência motora. In: Paes RR, Balbino HF. Pedagogia do Esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.
Balbino HF, Paes RR. Pedagogia do esporte e os jogos coletivos na ótica das inteligências múltiplas. In: Paes RR, Balbino HF: Pedagogia do Esporte. Rio de Janeiro: Koogan. 2005.
Rossetto AJ, Costa C, D’Angelo FL. Práticas pedagógicas reflexivas em esporte educacional: a unidade didática como instrumento de ensino e aprendizagem. São Paulo: Phorte Editora. 2008.
Graça A, Oliveira J. O ensino de jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física. Universidade do Porto. 1995.
Reverdito RS, Scaglia AJ. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte Editora. 2009.
Garganta J. Para uma teoria dos jogos coletivos desportivos. In: Graça A, Oliveira J (Org). O ensino de jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física. Universidade do Porto.1995.
Werner P, Thorper R, Bunker D. Teaching Games for Understanding - Evolution of de model. Joperd, Reston/VA. 1996.
CEAD, UNB. Dimensões pedagógicas do esporte. Comissão de Especialistas de Educação Física - Ministério do Esporte. Brasília: Programa Segundo Tempo. 2004.
Schmidt R, Wrisberg C. Aprendizagem e performance motora. Porto Alegre: Artmed. 2001.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0