A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Raiana Bernardino Ribeiro rayaribeiro124@gmail.com
    Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Luiz Faustino dos Santos Maia mail@gmail.com
    Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Cícero Jose da Silva mail@gmail.com
    Docente, Faculdade Estácio de Carapicuíba

DOI:

10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.24

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Autoconhecimento, Sucesso Profissional

Resumo

A inteligência emocional ganhou espaço no meio cientifico em 1990 por dois professores. Até certo tempo a inteligência de uma pessoa se dava por suas habilidades em matemática, ciências exatas e o raciocínio lógico, porém, com o tempo percebeu-se que não se trata apenas de atitudes intelectuais, mas sim na maneira de se lidar com situações diárias englobando outros elementos. Na gestão de enfermagem, a inteligência é algo recente. O profissional de enfermagem trabalha com perdas, ganhos, vida e morte, um conjunto de sentimentos que mexem com os seres humanos. Objetivo: Conscientizar   os   profissionais   de   enfermagem   sobre   o   autoconhecimento,   frente   a   gestão   de enfermagem é de grande importância para a qualidade do serviço prestado. Material e Método: Tratar- se de um estudo descritivo de revisão da literatura, as pesquisas foram realizadas nas bases de dados SCIELO, disponibilizados na íntegra em língua portuguesa; publicados entre 2014 e 2019, totalizando 5 artigos. Resultados e Discussão: A inteligência emocional é vista, globalmente, como um conjunto de capacidades não cognitivas que influenciam a capacidade individual para ter sucesso na vida, sendo descrita como um potencial adaptativo, promotor do bem-estar emocional do indivíduo. Esta inteligência particular tende a conduzir a atitudes mais positivas, a uma maior adaptação, a melhores relações e a uma melhor orientação para valores positivos. O que seria então inteligência emocional? A inteligência emocional é uma habilidade cognitiva relacionada ao uso das emoções para ajudar na resolução de problemas, capacidade de perceber emoções, ter acesso a emoções e gerá-las, de modo a ajudar o pensamento a compreender as emoções e o conhecimento emocional e  a controlar as emoções de maneira reflexiva para promover o crescimento emocional e intelectual. Conclusão: Desta forma, fica claro  que  se  é  possível  adquirir  as  habilidades  técnicas,  também  as  emocionais  podem  ser  assim adquiridas, por aqueles que assim desejarem. Essa combinação de conhecimento técnico e autoconhecimento garantirá durabilidade e excelência em nossas carreiras.

Publicado

05-06-2019
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Como Citar

BERNARDINO RIBEIRO, R. .; SANTOS MAIA, L. F. dos .; SILVA, C. J. da . A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DE ENFERMAGEM. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 24, 2019. DOI: 10.24281/rremecs.2019.05.27a31.IIspccs2.24. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/209. Acesso em: 16 jan. 2025.