Uso de grupos operativos como alternativa educacional no ensino superior
DOI:
10.24281/rremecs2526-2874.2016.1.1.3-12Palavras-chave:
Grupos Operativos, Educação, InterdisciplinaridadeResumo
A educação do ensino superior encara na atualidade uma modificação de panoramas e paradigmas que envolvem variáveis como o número de alunos presentes nas instituições de ensino superior, a heterogeneidade dos alunos, a capacidade das instituições em receber e formar os alunos, as normas que regem a formação superior, os profissionais que trabalham nas instituições e nas concepções educacionais/pedagógicas que os alunos são formados. Dentro dessa problemática, o uso de métodos que antes eram improváveis, hoje se mostra possível e plenamente executável. Frente este cenário, o trabalho justifica-se por propor o uso da técnica do grupo operativo como método de ensino de formação superior e para tanto, a metodologia adotada foi de rever teoricamente o assunto, apoiando-se materialmente em textos acadêmicos. Em conclusão, considerando as limitações da técnica como número de alunos e conhecimentos prévios dos comportamentos e papéis adotados pelos alunos trata-se de uma boa alternativa pedagógica para a educação superior unindo várias disciplinas numa visão interdisciplinar.
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