Uso de grupos operativos como alternativa educacional no ensino superior

Autores

  • Ricardo Bandeira ricardoban@gmail.com
    USP
  • Josemberg Baptista josemberg.baptista@ufes.br
    FMUSP
  • Jodonai Barbosa da Silva jodonai@hotmail.com
    UFPI
  • Ane Kelly Lima anykelly.lima@yahoo.com
    USP
  • Karina do Valle Marques karinadovalle@yahoo.com
    UFU
  • Fabio França Lucas fabioflucas@hotmail.com
    USP
  • Marcelo Arthur Cavalli maccavalli@hotmail.com
    USP
  • Liliana Ribeiro lilianaribeiro@ig.com.br
    Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande
  • Flavio Silva Tampelini flaviotampelini@gmail.com
    UFMT
  • Alethéa Vollmer Saldanha vollmer.ale@gmail.com
    Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

10.24281/rremecs2526-2874.2016.1.1.3-12

Palavras-chave:

Grupos Operativos, Educação, Interdisciplinaridade

Resumo

A educação do ensino superior encara na atualidade uma modificação de panoramas e paradigmas que envolvem variáveis como o número de alunos presentes nas instituições de ensino superior, a heterogeneidade dos alunos, a capacidade das instituições em receber e formar os alunos, as normas que regem a formação superior, os profissionais que trabalham nas instituições e nas concepções educacionais/pedagógicas que os alunos são formados. Dentro dessa problemática, o uso de métodos que antes eram improváveis, hoje se mostra possível e plenamente executável. Frente este cenário, o trabalho justifica-se por propor o uso da técnica do grupo operativo como método de ensino de formação superior e para tanto, a metodologia adotada foi de rever teoricamente o assunto, apoiando-se materialmente em textos acadêmicos. Em conclusão, considerando as limitações da técnica como número de alunos e conhecimentos prévios dos comportamentos e papéis adotados pelos alunos trata-se de uma boa alternativa pedagógica para a educação superior unindo várias disciplinas numa visão interdisciplinar.

Biografia do Autor

Ricardo Bandeira, USP

Biomédico. Especialista em Processos de Ensino e Aprendizagem pela FMU. Docente da Faculdade Estácio FNC. Pesquisador Técnico de Laboratório da USP.

Josemberg Baptista, FMUSP

Fisioterapeuta. Doutor em Fisiopatologia Experimental (FMUSP). Mestre em Ciências Morfofuncionais (ICB/USP).

Jodonai Barbosa da Silva, UFPI

Educador Físico. Mestre e Doutor em Ciências pela USP. Professor adjunto da UFPI.

Ane Kelly Lima, USP

Educadora Física. Doutora em Ciências pela USP.

Karina do Valle Marques, UFU

Educadora. Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela USP. Professora adjunta da Faculdade de Medicina da UFU.

Fabio França Lucas, USP

Biólogo. Técnico de Laboratório da USP.

Marcelo Arthur Cavalli, USP

Odontologista. Mestrado e Doutor em Ciências pela USP. Professor no curso de Odontologia da FMU. Membro do corpo clínico do Hospital Alvorada de Moema, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital São Luiz Itaim.

Liliana Ribeiro, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande

Educadora Artística. Fisioterapia pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.

Flavio Silva Tampelini, UFMT

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia na Ortopedia, Traumatologia e Desportiva pela PUC-PR. Mestre em Ciências Morfofuncionais pelo USP. Professor Assistente II da UFMT.

Alethéa Vollmer Saldanha, Universidade Anhembi Morumbi

Psicóloga. Mestre em Ciências Criminais com ênfase em violência. Pré-Doutorado em Sociologia pela USP. Docente no MBA de Gestão de Marcas - Branding pela Universidade Anhembi Morumbi.

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Publicado

21-12-2016
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Como Citar

BANDEIRA, R. .; BAPTISTA, J. .; BARBOSA DA SILVA, J. .; LIMA, A. K. .; VALLE MARQUES, K. do .; LUCAS, F. F. .; ARTHUR CAVALLI, M. .; RIBEIRO, L. .; SILVA TAMPELINI, F. .; VOLLMER SALDANHA, A. Uso de grupos operativos como alternativa educacional no ensino superior. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 03–12, 2016. DOI: 10.24281/rremecs2526-2874.2016.1.1.3-12. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/2. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos