EXPERIÊNCIA INTERVENTIVA EM INSTITUIÇÃO DE ABRIGAMENTO: IMPLICAÇÕES INSTITUCIONAIS, FORMATIVAS E PSICOSSOCIAIS

Autores

  • Mariana Gomes Martins marigomesmartins@hotmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Tatiana Benevides Magalhães Braga tatibmb@gmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.57

Palavras-chave:

Abrigo, Atenção Psicossocial, Clínica Ampliada

Resumo

Os atuais dispositivos de assistência a crianças em violação de direitos são recentes, tendo sido implantados juntamente com o Sistema Único de Assistência Social. No SUAS, as instituições de abrigamento têm o objetivo de atender situações de vulnerabilidade psicossocial de alta complexidade, necessitando construir estratégias que promovam e preservem as condições de inserção psicossocial de crianças   que   tiveram   seus   direitos   violados.   Justificativa:    Neste   contexto,   é   importante   o desenvolvimento de modos de trabalho que promovam a elaboração da experiência, a socialização e a cidadania. Desenvolvimento: O presente trabalho relata uma experiência de estágio em instituição de abrigamento por meio de grupos de atenção psicológica a duas cuidadoras das crianças abrigadas. Na perspectiva  cartográfica,  as  estratégias  interventivas  foram  sendo construídas a partir de demandas paulatinamente apresentadas pelos atores sociais. Conclusão: O processo dialógico, implicando equipe e instituição, criou um campo de dupla transformação: na medida em que momentos reflexivos vivenciados no grupo permitiam atentar para questões psicológicas, relacionais, institucionais e sociopolíticas da práxis  de  cuidado,  desvelava-se  para  os  discentes  em  formação  a  desconstrução  de  referências tradicionais da clínica psicológica, centradas na figura do especialista e na análise individualizante, e abria- se à compreensão do campo múltiplo e complexo da ação clínica no contexto social. A construção de práticas de reflexão conjunta do espaço comum permitiu o direcionamento do olhar para o modo como a promoção de espaços de escuta entre cuidadores e discentes de graduação implica maior abertura para relações dialógicas junto a crianças e pacientes atendidos, configurando uma construção experiencial da relação entre clínica e cidadania.

Publicado

04-06-2019
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Como Citar

GOMES MARTINS, M. .; MAGALHÃES BRAGA, T. B. . EXPERIÊNCIA INTERVENTIVA EM INSTITUIÇÃO DE ABRIGAMENTO: IMPLICAÇÕES INSTITUCIONAIS, FORMATIVAS E PSICOSSOCIAIS. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 57, 2019. DOI: 10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.57. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/173. Acesso em: 17 set. 2024.