Formação do professor de educação física para atuação na área da saúde

Autores

  • Willer Soares Maffei willermaffei@fc.unesp.br
    UNESP
  • Carlos Eduardo Lopes Verardi verardi@fc.unesp.br
    UNESP
  • Dalton Müller Pessôa Filho dmpf@fc.unesp.br
    UNESP
  • Vinicius Barroso Hirota vbhirota@gmail.com
    Faculdade Nossa Cidade
  • Henrique Luiz Monteiro heu@fc.unesp.br
    UNESP

DOI:

10.24281/rremecs2526-2874.2017.2.2.3-20

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Atuação na Área da Saúde

Resumo

Estruturado a partir de nove produções científicas publicadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), este estudo realiza uma análise sobre a formação do profissional de Educação Física para atuação na área da saúde no período entre 2005 e 2014. Para análise das produções foi utilizada a Análise de Conteúdo descrita por Bardin (2011). Preliminarmente, vale destacar que é escassa a produção científica sobre o tema. Os textos sinalizam o descompasso entre o conhecimento específico e a didática; relação teoria/prática fragmentada e conceito de saúde relacionado à mudança de comportamento. Sinalizam também o período de transição do modelo curricular, no qual, experiências desenvolvidas nessa área vão se consolidando e podem auxiliar a reformulação do currículo dos cursos e a possível elaboração de diretrizes mais adequadas à essa demanda de formação.

Biografia do Autor

Willer Soares Maffei, UNESP

Educador Físico, Mestrado em Ciências da Motricidade, Doutor em Educação, Docente do Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru - Brasil.

Carlos Eduardo Lopes Verardi, UNESP

Educador Físico, Mestre em Educação Física, Doutor em Ciências da Saúde, Docente do Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru - Brasil.

Dalton Müller Pessôa Filho, UNESP

Educador Físico, Mestrado em Ciências da Motricidade, Doutor em Ciências da Motricidade, Docente do Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru - Brasil.

Vinicius Barroso Hirota, Faculdade Nossa Cidade

Educador Físico, Mestre em Educação Física, Doutor em Distúrbios do Desenvolvimento, Docente do Curso de Educação Física, Faculdade Nossa Cidade - Estácio, São Paulo.

Henrique Luiz Monteiro, UNESP

Educador Físico, Mestre em Educação Física, Doutor em Educação Física, Docente do Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru - Brasil.

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Publicado

15-07-2017
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Como Citar

SOARES MAFFEI, W. .; LOPES VERARDI, C. E. .; PESSÔA FILHO, D. M. .; BARROSO HIROTA, V. .; MONTEIRO, H. L. . Formação do professor de educação física para atuação na área da saúde. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 03–20, 2017. DOI: 10.24281/rremecs2526-2874.2017.2.2.3-20. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/17. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos