RELATO DE EXPERIÊNCIA: A METODOLOGIA ATIVA PARA ORIENTAÇÃO SOBRE SEXUALIDADE PARA ADOLESCENTES
DOI:
10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.50Palavras-chave:
Ensino, Sexualidade, AdolescenteResumo
O seguinte relato insta explanar o que os graduandos supramencionados experienciaram, em 22/06/2018, ao instruírem atletas amadores de handebol vinculados ao Praia Clube, sendo estes esportistas menores de idade e alunos de Ensino Médio regular, acerca da temática: “Sexualidade entre Adolescentes. A instrução se sucedeu com a ida dos graduandos ao alojamento dos atletas, bem como desenvolveu-se dinamicamente. Ademais, fora proveitoso aos acadêmicos, tendo em vista o interesse manifesto com que foram recepcionados. Vale também frisar que a prática educativa realizada contribuiu substancialmente com a formação dos acadêmicos, já que estes se valeram de seus estudos em Licenciatura para orientá-los de maneira didática. Justificativa: O objetivo da instrução partiu do embasamento teórico e o desenvolvimento de estratégias eficazes para o ensino, a qual concilia temas pertinentes à saúde pública com a realidade vivida por jovens que não são assistidos e instruídos por seus pais cotidianamente. Desenvolvimento: A metodologia aplicada, inicialmente, se baseou na exposição para o grupo sobre as motivações das discussões abordadas, seguida da apresentação de slides em Power Point, e finalmente, fora proposto uma roda de conversa para de bater o monte e sanar as dúvidas, como a colocação correta do preservativo e se o mesmo é necessário para a prática de sexo. Conclusão: Os resultados evidenciam que, apesar, da disseminação das informações na atualidade, a sexualidade é um tabu imposto pela sociedade e que por isso, os adolescentes apresentam dificuldades em tratar do assunto. Sendo assim, é notória a necessidade de se buscar formas mais efetivas, como a metodologia ativa aplicada, para tratar desse assunto e com isso, reduzir as taxas de infecções sexualmente transmissíveis e paternidade na adolescência.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0