AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA REDE HUMANIZA-HC/UFU: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.31Palavras-chave:
Humanização, Hospital, PacienteResumo
A humanização na saúde abrange a mudança na gestão dos sistemas e modifica a forma como pacientes e profissionais interagem entre si. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente. Justificativa: Trata-se de um serviço oferecido para pessoas em condições de fragilidade. O olho no olho, o sorriso, a cordialidade e preocupação em entender o indivíduo como um ser integral são aspectos fundamentais para garantir uma experiência satisfatória tanto para o paciente quanto para o profissional. Desenvolvimento: O Hospital de Clínicas da UFU conta hoje com a Rede Humaniza HC/UFU, onde é desenvolvido vários projetos e programas de humanização com a população atendida e funcionários. É desenvolvido o programa AMIGOS DO CORAÇÃO que visa transformar o ambiente hospitalar num local mais familiar e acolhedor com desenhos coloridos e divertidos, brincadeiras, gincanas, jogos, contar estórias infantis e outras atividades recreativas estimulando a criatividade das crianças através de atividades lúdicas e dinâmicas. Como resultado temos indicadores que mostra a eficácia do projeto, só no neste ano foram atendidas 2.288 crianças até o momento. Outro projeto é “CORAÇÃO NUTRIDO” com a finalidade de possibilitar o conhecimento a respeito de uma alimentação saudável para as crianças cardiopatas nos momentos de longas esperas para atendimento. O projeto propõe incentivar crianças e seus responsáveis a adquirir hábitos saudáveis vinculando o desenvolvimento pedagógico, artístico e cultural ao conhecimento nutricional. O projeto “POSSO AJUDAR” tem o objetivo de Humanizar o atendimento e organizar o fluxo do paciente nos corredores do HCU-UFU em especial no Pronto Atendimento. Os estagiários acolhem os usuários por meio de uma abordagem humanizada e resolutiva, encaminha-os aos locais e aos serviços corretos, organizam o fluxo, aprendem a ouvir e a reconhecer as necessidades dos usuários. Nos seis primeiros meses de 2018 foram atendidos 2734 pacientes. Conclusão: A Rede Humaniza HC/UFU tem grande importância para a atenção a saúde da população atendida, visto que os indicadores nos mostra resultados positivos quanto ao desenvolvimento dos projetos. A humanização do ambiente hospitalar possibilita o bem estar do paciente, a empatia, ética, respeito e reconhecimento perante aos indivíduos que precisam serem vistos como peças fundamentais para construção do ambiente mais humano empático.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Gestão e Formação no Processos de Trabalho. Brasília, DF, 2004.
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