PROFISSIONALISMO E ATENDIMENTO DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS EM UMA UNIDADE DE QUEIMADOS DE UM HOSPITAL ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.28Palavras-chave:
Enfermagem, Queimaduras, Vulnerabilidade SocialResumo
O Setor de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital de Clínicas da cidade de Uberlândia, possui 8 leitos e atende pacientes advindos da macrorregião norte do triângulo mineiro. A incidência de queimaduras é elevada em todo o mundo, e constitui alta morbimortalidade, podendo gerar sequelas físicas e/ou funcionais, podendo afetar a qualidade de vida do paciente, temporária ou definitivamente. Os estudantes do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia têm a oportunidade de realizar estágios obrigatórios e extracurriculares na unidade a partir do quinto período, possibilitando o contato com as populações vulneráveis atendidas no setor, como pacientes em situação de rua, o que colabora com a formação generalista, crítica e reflexiva do profissional Enfermeiro. Justificativa: É fundamental conhecer o perfil e o trabalho de uma Unidade de Queimados de um hospital escola, já que a queimadura se trata de um trauma grave, e a atuação dos acadêmicos de enfermagem é dada de forma direta a esses pacientes, justificando- se a importância de trazer as perspectivas e contemplações sobre a vivência dos pacientes e acadêmicos neste serviço para os eventos científicos, estimulando a pesquisa e reflexão de uma temática tão significativa. Desenvolvimento: O presente trabalho teve como colaboração a visão de acadêmicos do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia acerca do profissionalismo e atendimento de populações vulneráveis na Unidade de Queimados do HC UFU. É possível identificar no dia a dia a relação entre condições precárias de vida e os acidentes com queimaduras. Nos últimos meses, diversos casos graves com pessoas em situação de rua foram atendidos no setor, envolvendo crimes e acidentes com chama direta, líquido e superfícies superaquecidas, eletricidade, frio e radiação. Foi possível observar o excelente preparo no acolhimento e manejo desses pacientes pela equipe multiprofissional da unidade, sempre atendendo de forma humanizada, buscando a melhor maneira de lidar e se relacionar com estes pacientes. Dessa forma, foi possível que os estudantes inseridos na rotina deste setor colaborassem com as ações de enfermagem voltadas a estes usuários, contribuindo com o tratamento e cuidado dessa população. Conclusão: Através das atividades realizadas pelos acadêmicos, foi possível apreender sobre a relação entre as vulnerabilidades sociais e as lesões por queimadura, bem como se apropriar da vivência em uma unidade acolhedora, que utiliza dos princípios da humanização do cuidado para executar suas funções. Esta experiência viabilizou que os acadêmicos compreendessem a relevância deste serviço para o atendimento humanizado e de qualidade a populações vulneráveis.
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