PROFISSIONALISMO E ATENDIMENTO DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS EM UMA UNIDADE DE QUEIMADOS DE UM HOSPITAL ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Karla Suzany Belai Silva karlabelai@hotmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Elias Rodrigues de Almeida Júnior juniorelias_@hotmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Caio Augusto de Lima caioaugustodelima@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Carolina de Freitas Cortes caarolfcortes@gmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.28

Palavras-chave:

Enfermagem, Queimaduras, Vulnerabilidade Social

Resumo

O Setor de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital de Clínicas da cidade de Uberlândia, possui 8 leitos e atende pacientes advindos da macrorregião norte do triângulo mineiro. A incidência de queimaduras é elevada em todo o mundo, e constitui alta morbimortalidade, podendo gerar sequelas físicas e/ou funcionais, podendo afetar a qualidade de vida do paciente, temporária ou definitivamente. Os estudantes do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia têm a oportunidade de realizar estágios obrigatórios e extracurriculares na unidade a partir do quinto período, possibilitando o contato com as populações vulneráveis atendidas no setor, como pacientes em situação de rua, o que colabora com a formação generalista, crítica e reflexiva do profissional Enfermeiro. Justificativa: É fundamental conhecer o perfil e o trabalho de uma Unidade de Queimados de um hospital escola, já que a queimadura se trata de um trauma grave, e a atuação dos acadêmicos de enfermagem é dada de forma direta a esses pacientes, justificando- se a importância de trazer as perspectivas e contemplações sobre a vivência dos pacientes e acadêmicos neste serviço para os eventos científicos, estimulando a pesquisa e reflexão de uma temática tão significativa. Desenvolvimento: O presente trabalho teve como colaboração a visão de acadêmicos do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia acerca do profissionalismo e atendimento de populações vulneráveis na Unidade de Queimados do HC UFU. É possível identificar no dia a dia a relação entre condições precárias  de  vida  e  os  acidentes  com  queimaduras.  Nos  últimos  meses,  diversos  casos  graves  com pessoas em situação de rua foram atendidos no setor, envolvendo crimes e acidentes com chama direta, líquido  e  superfícies  superaquecidas,  eletricidade,  frio  e  radiação.  Foi  possível  observar  o excelente preparo no acolhimento e manejo desses pacientes pela equipe multiprofissional da unidade, sempre atendendo  de  forma  humanizada,  buscando  a  melhor  maneira  de  lidar  e  se  relacionar  com  estes pacientes. Dessa forma, foi possível que os estudantes inseridos na rotina deste setor colaborassem com as ações de enfermagem voltadas a estes usuários, contribuindo com o tratamento e cuidado dessa população. Conclusão: Através das atividades realizadas pelos acadêmicos, foi possível apreender sobre a relação entre as vulnerabilidades sociais e as lesões por queimadura, bem como se apropriar da vivência em uma unidade acolhedora, que utiliza dos princípios da humanização do cuidado para executar suas funções. Esta experiência viabilizou que os acadêmicos compreendessem a relevância deste serviço para o atendimento humanizado e de qualidade a populações vulneráveis.

Publicado

04-06-2019
Métricas
  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

BELAI SILVA, K. S. .; ALMEIDA JÚNIOR, E. R. de .; LIMA, C. A. de .; FREITAS CORTES, C. de. PROFISSIONALISMO E ATENDIMENTO DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS EM UMA UNIDADE DE QUEIMADOS DE UM HOSPITAL ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 28, 2019. DOI: 10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.28. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/152. Acesso em: 17 set. 2024.