INTERVENÇÃO MUSICAL DO GRUPO HUMANIZAR´T COM PACIENTES PSIQUIÁTRICOS
DOI:
10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.20Palavras-chave:
Música, Enfermagem, Saúde MentalResumo
A música é uma ferramenta terapêutica utilizada para melhorar comportamentos e proporcionar criatividade, desenvolver a comunicação e socialização. Além de promover o bem-estar físico e psíquico, ajuda no autoconhecimento, na autorreflexão pois permite que o paciente reconstrua a sua identidade e consiga superar as barreiras impostas pelos transtornos psíquicos. Justificativa: A atividade de intervenção musical foi realizada na Psiquiatria de um hospital universitário de média e alta complexidade na região do triângulo mineiro que contou com a atuação do projeto de extensão HUMANIZAR‟T. Atualmente a música é aplicada na intervenção dos cuidados de enfermagem como coadjuvante na terapêutica da Saúde Mental. Desenvolvimento: A intervenção constou com três momentos, no primeiro momento realizou-se uma apresentação com músicas instrumentais no teclado e violão, percebeu-se uma significativa tranquilidade dos pacientes que ficaram atentos na percepção sonora. Já no segundo e terceiro momentos, com “canto coral” e a “escolha livre” do repertório musical, nota-se que a música promoveu a interação, diálogos, proximidade entre os pacientes e integrantes do grupo. Conclusão: Enfim, a música é um elemento mediador, pois permite que a pessoa hospitalizada, a condição de sentir-se acolhida, a expressar os seus sentimentos e se sentir cuidado e aliviados de sintomas tanto físicos e emocionais.
Referências
ARAÚJO ASC, CORREIA AM, RODRIGUES DP, LIMA LM, GONÇALVES SS, VIANNA APS. Non-pharmacological methods in home birth. J Nurs UFPE on line, vol.12, n.4, p.1091-6, 2018.
CARDOSO, A.J.S. A utilização da música como coadjuvante terapêutico na Saúde mental e Psiquiatria. 2010. 90 f. Monografia -Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2010.
NUNES-SILVA M, MLC, MORAES GRJ, ROSA GT, SANTOS MCA. A música para indução de relaxamento na Terapia de Integração Pessoal pela Abordagem Direta do Inconsciente–ADI/TIP. Contextos Clínicos. vol.5, n.2, p.88-99, 2012.
Publicado
- Visualizações 0
- PDF downloads: 0