O impacto da musicoterapia na qualidade de vida e na manutenção dos domínios cognitivos da população idosa: uma revisão sistemática

Autores

  • Gabriela Lima Laignier Scherr gabrielallscherr@hotmail.com
    Centro Universitário Presidente Antonio Carlos - UNIPAC
  • Jean Pedro Dias de Oliveira jean-pedro-dias@hotmail.com.br
    Centro Universitário Presidente Antonio Carlos - UNIPAC
  • Maria Eduarda Scheffer Valverde dudascheffer1418@hotmail.com
    Centro Universitário Presidente Antonio Carlos - UNIPAC
  • Maria do Carmo Mattos carmomattos@gmail.com
    Centro Universitário Presidente Antonio Carlos - UNIPAC

Palavras-chave:

Cognição, Musicoterapia, Idosos

Resumo

Um dos maiores desafios da era da longevidade é manter uma boa cognição à medida que o envelhecimento avança. Por esse motivo, é de fundamental importância a pesquisa de alternativas que possam ser utilizadas, isoladamente ou em associação ao tratamento medicamentoso, no combate ao declínio cognitivo. A musicoterapia, por sua vez, constitui uma abordagem realizada por musicoterapeutas profissionais, os quais utilizam da música e seus fatores físicos, emocionais, espirituais e sociais intrínsecos para ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde. Essa ferramenta vem sendo frequentemente estudada tanto na prevenção quanto no tratamento de déficits cognitivos leves e moderados em idosos.

Publicado

20-10-2023
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SCHERR, G. L. L. .; OLIVEIRA, J. P. D. de .; VALVERDE, M. E. S. .; MATTOS, M. do C. . O impacto da musicoterapia na qualidade de vida e na manutenção dos domínios cognitivos da população idosa: uma revisão sistemática. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 21, 2023. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1357. Acesso em: 17 set. 2024.