Atraso no atendimento no setor de imagem: percepção do tecnólogo

Autores

  • Bruna Silva Zanini brunazaninis@gmail.com
  • Aimar Aparecida Lopes aimaraparecidalopes@gmail.com
  • Diana Lima Villela de Castro didilimavc@gmail.com

DOI:

10.24281/rremecs2023.8.14.21-28

Palavras-chave:

Serviço Hospitalar de Radiologia, Eficiência Organizacional, Satisfação do Paciente, Fluxo de Trabalho

Resumo

O atraso no atendimento aos pacientes destinados ao centro de diagnóstico por imagem é comum, o que ressalta a necessidade de atenção por tratar-se de um indicador de qualidade e satisfação do paciente. Identificar as causas do atraso no setor de tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) de acordo com a percepção dos tecnólogos em um hospital privado na cidade de São Paulo. Estudo exploratório, com entrevistas individuais com nove tecnólogos em radiologia. Resultado: Identificaram-se dez categorias de análise como- causas do atraso, impactos do atraso, diferença segundo o turno e tempo de formação, capacitação dos profissionais, e sugestões de melhorias. O atraso é multifatorial com destaque para recepção, falta de profissionais, protocolos dos exames de ressonância magnética, agendamento de exames, colaboração do paciente, atraso do próprio paciente, triagem, equipamento, utilização de contraste, questionários, falta de liderança, transporte do paciente e duplicidade de pedidos médicos.

Descritores: Serviço Hospitalar de Radiologia, Eficiência Organizacional, Satisfação do Paciente, Fluxo de Trabalho.

 

Delay in service in the imaging sector: technologist's perception

Abstract: Delays in the care of patients destined for the diagnostic imaging center are common, which underscores the need for attention as it is an indicator of quality and patient satisfaction. To identify the causes of delay in the computed tomography (CT) and magnetic resonance imaging (MRI) sector according to the perception of technologists in a private hospital in the city of São Paulo. Exploratory study, with individual interviews with nine radiology technicians. Result: Ten categories of analysis were identified as causes of delay, influences of delay, difference according to shift and training time, training of professionals, and suggestions for improvements. The delay is multifactorial, highlighting reception, lack of professionals, MRI exam protocols, exam scheduling, patient collaboration, patient delay, triage, equipment, use of contrast, procedures, lack of leadership, transportation of the patient and duplicity of medical orders.Descriptors: Hospital Radiology Service, Organizational Efficiency, Patient Satisfaction, Workflow.

 

Retraso en el servicio en el sector de la imagen: la percepción del tecnólogo

Resumen: Son comunes las demoras en la atención de los pacientes destinados al centro de diagnóstico por imágenes, lo que subraya la necesidad de la atención ya que es un indicador de calidad y satisfacción del paciente. Identificar las causas de la demora en el sector de tomografía computarizada (TC) y resonancia magnética (RM) según la percepción de los tecnólogos de un hospital privado de la ciudad de São Paulo. Estudio exploratorio, con entrevistas individuales a nueve técnicos de radiología. Resultado: Se identificaron diez categorías de análisis como causas de la demora, influencias de la demora, diferencia según turno y tiempo de formación, formación de profesionales y sugerencias de mejora. La demora es multifactorial, destacándose la recepción, la falta de profesionales, los protocolos de examen de resonancia magnética, la programación de exámenes, la colaboración del paciente, el retraso del paciente, el triaje, el equipo, el uso de contraste, los procedimientos, la falta de liderazgo, el transporte del paciente y la duplicidad de órdenes médicas.

Descriptores: Servicio de Radiología Hospitalaria, Eficiencia Organizacional, Satisfacción del Paciente, Flujo de Trabajo.

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Publicado

15-07-2023
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Como Citar

ZANINI, B. S. .; LOPES, A. A. .; CASTRO, D. L. V. de . Atraso no atendimento no setor de imagem: percepção do tecnólogo. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 21–28, 2023. DOI: 10.24281/rremecs2023.8.14.21-28. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/1163. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos