A educação física escolar brasileira e boliviana baseadas nos documentos institucionais de educação: dados preliminares e perspectivas

Autores

  • Ana Claudia Guilherme da Rosa anaCGBio@hotmail.com
    UFMS
  • Carlo Henrique Golin carlohenriquegolin@hotmail.com
    UFMS

DOI:

10.24281/rremecs.2018.04.11.se14-15

Resumo

Esta síntese apresenta alguns dados preliminares e perspectivas de uma pesquisa em andamento, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pela Universidade Federal de Mato Grosso  do  Sul  (UFMS).  A  pesquisa  se caracteriza  como  uma  análise documental, tendo  como  objetivo  geral compreender  como  se  normatizam  os diferentes documentos oficiais de Educação vinculados à disciplina de Educação Física em dois países, neste caso o Brasil e a Bolívia. Também esperamos compreender no futuro como esses documentos orientam e influenciam as práticas da área nestes diferentes contextos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Guilherme da Rosa , UFMS

Acadêmica do curso de Educação Física - Câmpus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS); Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2017-2018); GePPan - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal - CPAN/UFMS.

Carlo Henrique Golin , UFMS

Professor do curso de Educação Física - Câmpus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS); Orientador no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2017-2018); GePPan - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal - CPAN/UFMS.

Referências

Guzman CB. Política e gestão da educação básica na Bolívia. Brasília: Rev Retratos da Escola. 2014; 8(14):193-

Menezes ET. Sistema Educacional Brasileiro. 2001. Disponível em:

<http://www.educabrasil.com.br/sistema-educacional-brasileiro/>. Acesso em 13 mar 2018.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República. 1996.

Bolivia EP. Ley de la Educación "Avelino Siñani-Elizardo Pérez" N. 070. 2010.

Publicado

31-05-2018
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Como Citar

GUILHERME DA ROSA , A. C. .; GOLIN , C. H. . A educação física escolar brasileira e boliviana baseadas nos documentos institucionais de educação: dados preliminares e perspectivas. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 14–15, 2018. DOI: 10.24281/rremecs.2018.04.11.se14-15. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/101. Acesso em: 13 set. 2024.

Edição

Seção

Resumos Expandidos