Muito além das quatro linhas: análise do marketing presente nos sites oficiais da major league soccer e campeonato brasileiro da série A

Autores

  • Pedro Antonio Siqueira Broglio p.broglio95@gmail.com
    UNICAMP
  • Paulo Henrique Marques Araujo paullo.marquess@gmail.com
    UNICAMP
  • Leandro Carlos Mazzei leandro.mazzei@fca.unicamp.br
    UNICAMP

DOI:

10.24281/rremecs.2018.04.11.se11-13

Resumo

Apesar de muitas pessoas ouvirem e falarem sobre o Marketing, são poucas as que sabem defini-lo ou que o façam de forma completa e corretamente. Enquanto área de estudo da Administração e ferramenta da Gestão, o Marketing é muito mais do que apenas a propaganda/promoção. O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais; é uma atividade que envolve um conjunto de conhecimentos e processos para criar, comunicar, entregar e trocar uma grande variedade de produtos e serviços que irão atender as expectativas tanto das empresas como das pessoas interessadas. O Marketing não deixa de ser uma arte / ciência de selecionar mercados-alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de um valor superior para o cliente.

Biografia do Autor

Pedro Antonio Siqueira Broglio , UNICAMP

Discente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Membro do Sport.MaP - Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da FCA-UNICAMP.

Paulo Henrique Marques Araujo , UNICAMP

Discente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Membro do Sport.MaP - Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da FCA-UNICAMP.

Leandro Carlos Mazzei, UNICAMP

Doutor em Educação Física. Mestre em Gestão Desportiva. Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP.

Referências

Kotler P, Keller KL. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2012.

Transfermarkt Gmbh & Co. Kg. Transfermarkt football - Clubes - Número de espectadores. Disponível em

<https://www.transfermarkt.com.br/>. Acesso em 12 abr 2018.

Mazzei LC, Oliveira NS, Rocco Jr AJ, Bastos FC. Uma análise da produção acadêmica brasileira em marketing esportivo enquanto área multidisciplinar. São Paulo: REMark - Rev Bras Marketing. 2013; 12(4):183-200.

Vergara SC. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. (12ª ed.). São Paulo: Editora Atlas. 2010.

Publicado

31-05-2018
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Como Citar

SIQUEIRA BROGLIO , P. A. .; MARQUES ARAUJO , P. H. .; MAZZEI, L. C. . Muito além das quatro linhas: análise do marketing presente nos sites oficiais da major league soccer e campeonato brasileiro da série A. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 11–13, 2018. DOI: 10.24281/rremecs.2018.04.11.se11-13. Disponível em: http://revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/100. Acesso em: 13 set. 2024.

Edição

Seção

Resumos Expandidos