Dossiê

Diretrizes para Dossiê temático

A Revista Remecs busca reunir pesquisadores de diversos Programas de Pós-Graduação do país, visando promover interações com acadêmicos (docentes e discentes) nacionais e internacionais. Portanto, essas interligações possam resultar em investigações relacionadas a temas, objetos e problemas no campo da Saúde brasileira. A publicação de dossiês temáticos é uma estratégia para concretizar esse objetivo.

 

Categorias dos Dossiês:

Modalidade 1: Dossiê proposto e organizado pela Equipe Editorial.

  • Todas as decisões são tomadas pela Equipe Editorial, incluindo a definição do tema, acompanhamento e trâmites editoriais.
  • Os organizadores podem ser convidados pela Equipe Editorial, se necessário.

 

Modalidade 2: Dossiê proposto pela comunidade científica.

  • Aceita dois tipos de propostas.

 

1. Temática proposta e dossiê organizado por pesquisadores da área.

  • Organizado por dois ou três pesquisadores de diferentes instituições brasileiras.
  • Os organizadores atuam como editores convidados, sendo responsáveis por diversas etapas, desde a chamada de artigos até a aprovação final para publicação.

 

2. Proposta completa, contendo o tema e resumos dos artigos de autores convidados.

  • Os organizadores apresentam justificativa, resumos dos artigos, minicurrículos dos autores e dos proponentes.
  • A proposta passa pelo processo regular de avaliação, com possibilidade de indicação à publicação.

 

Diretrizes Gerais para Dossiês Temáticos:

  • Cada dossiê deve conter de vinte (20) a trinta (30) artigos completos (11 páginas) sendo 10 páginas de texto e referências, com diversidade regional.

 

Primeira Página

Nome completo dos autores, com qualificação curricular e titulação acadêmica (se houver).
- Endereço eletrônico (e-mail) de todos os autores e ORCID (se houver).
INDICAR CATEGORIA DO ARTIGO: (Artigo Original; Artigo de Revisão; Relato de Caso, Experiência e/ou Inovação Tecnológica; Comunicação Curta ou Reflexão).

ATENÇÃO: Inserir nome(s) do(s) autor(es) a partir do último nome seguido das iniciais do nome anterior, logo inserir o título do artigo.

 

Segunda Página em Diante

- Título (conciso e informativo) em português (não exceder dez palavras).

- Resumo (mínimo 100 e máximo de 120 palavras) em português, inglês e espanhol, apresentados em espaço simples.
- Descritores (separados por vírgula) na versão português, inglês e espanhol.
De 3 a 4 palavras escolhidas dentre os termos indexados junto aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH), disponível em: https://bvsalud.org/

APRESENTAÇÃO: A apresentação dos trabalhos científicos precisa obedecer à ordem abaixo especificada: - Texto produzido conforme as características individuais de cada trabalho, ou seja, artigo original, artigo de revisão (revisão sistemática com e sem meta-análises, revisão integrativa, narrativa e simples), relato de caso, experiência e/ou inovação tecnológica, comunicação curta ou reflexão.

ILUSTRAÇÕES: (tabela, quadro, fluxograma e figura) conforme as normas da Revista Remecs e estão limitadas ao máximo de cinco (5) por manuscrito. Tabela, quadro, fluxograma devem estar inseridos no texto e em formato aberto NÃO EM FORMATO DE FIGURA OU IMAGEM. As figuras também devem estar inseridas no texto com resolução de 300 dpi e formato JPEG. Todas as ilustrações devem conter título, fonte.

REFERÊNCIAS: Todos os autores citados no texto devem constar na lista de referências ao final do manuscrito, em ordem numérica (¹,²,³...) de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, devem seguir o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (Estilo Vancouver).

* Até seis (6) autores, separados com vírgula, seguidos de et al., (SE EXCEDER ESTE NÚMERO).
Santos ABC, Maia LFS, Silva JH, Oliveira OMB, Melo AGV, Gomes SRS, et al. Normas para formatação, submissão e publicação de manuscritos. São Paulo: Revista Remecs. ano; volume(número):páginas. 2017; 6(2):1-10.

 

  • Os artigos devem contribuir para o aprofundamento da temática, apresentando diversidade teórico-metodológica, temporal e espacial.
  • Artigos devem ser em Português, com revisão linguística ortográfica.
  • O organizador pode submeter um artigo, mas não gerencia o processo de avaliação.

 

Processo de Submissão

  • Propostas devem ser encaminhadas para avaliação exclusiva da Comissão Editorial da Revista Remecs.
  • A revista elabora a chamada, abrindo o processo de submissão à comunidade acadêmica.
  • Os interessados devem submeter manuscritos exclusivamente pelo e-mail disponibilizado e acompanhar o processo de avaliação.
  • Essas diretrizes visam garantir a qualidade e relevância dos dossiês temáticos publicados pela Revista Remecs, promovendo a colaboração entre pesquisadores e a diversidade de perspectivas no campo da Saúde brasileira.

 

Taxas de Publicação

A Taxa de Publicação de artigos no Dossiê (vigente até 31/12/2024) no valor de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais) por artigo, cujo, pagamento será efetuado no momento do aceite do manuscrito para publicação quando dossiê proporcionado pela Equipe Editorial ou pago diretamente a organização quando realizado por organizadores externos.

  • O valor da taxa informado acima, já contempla o número de DOI.

 

DECLARAÇÃO RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITO AUTORAL


*** A Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direito Autoral DEVERÁ SER INSERIDA NO E-MAIL e NÃO COMO ANEXO.

O/A(s) autor/a(es/as) .......nome(s)......, nos termos da Lei nº. 9.610 de 19/02/l998, pelo presente instrumento particular, declara a quem possa interessar, que cede(m) e transfere(m) os direitos da publicação, em caráter universal, definitivo, irretratável, com exclusividade à Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde (ISSN: 2526-2874), permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o manuscrito “...(TÍTULO DO ARTIGO)...” submetido de modo inédito.
Dados do/a responsável para envio das taxas:
Nome completo:
CPF:
Celular com DDD:
Endereço Residencial ou Comercial:
CEP:
E-mail:

O manuscrito se enquadra na seguinte categoria: (marque com X sua opção)
(    ) Artigo Original                (    ) Artigo de Revisão          (    ) Reflexão                      (    ) Relato de Caso
(    ) Relato de Experiência    (    ) Inovação Tecnológica  (    ) Comunicação Curta   (    ) Nota Prévia

Cada autor(a) garante: a) Que o artigo é original, excetuando-se as citações de outras obras publicadas, desde que observadas as limitações expressas nos artigos 46 e 47 da Lei 9.610 de 19/02/1998; b) Que o artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros; c) Que o artigo, na íntegra ou em partes, não está sob avaliação, não será avaliado, não estará previsto para publicação, nem publicado em outro periódico científico ou sítio eletrônico, tanto nacional quanto internacional, em quaisquer áreas de conhecimento; d) Ressarcir prontamente à Revista Remecs por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que advenham em razão da quebra das garantias expressas nas alíneas a, b e c, acima.

Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista Remecs.
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Remecs, desde que informada a fonte (autor e Revista Remecs), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista Remecs, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
A cessão de direitos autorais não acarretará nenhuma espécie de ônus para a Revista Remecs. Todo trabalho publicado no periódico terá caráter exclusivo de colaboração estritamente acadêmica e de acesso livre, sem qualquer tipo de remuneração pelo uso das submissões.
Cada autor(a) tem ciência de que:
1) A submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Remecs, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
2) Os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.